A inflação é o aumento do preço dos bens e serviços em uma economia. Nós ouvimos muito sobre inflação esse ano, principalmente quando os preços dos produtos no supermercado subirem de forma assustadora.
Vale a pena esperar terminar os aumentos de juros do FED para investir em ETF?
Essa grande inflação foi caudada, dentre outros motivos, da crise da Covid e em seguir a guerra causada pela Rússia. Gorvernos pelos mundo tiveram que imprimir mais papel moeda, para conseguir sair da crise e aquecer a economia. Com o grande número de dinheiro circulando, o valor desse dinheiro acaba diminuindo. Essa é a famosa lei da oferta e da demanda.
Mas será que devemos esperar toda essa onda de inflação passar para começarmos a investir? Mesmo com alta inflação, guerras e crises, a economia mundial aumentou exponencialmente no decorrer dos anos. As bolsas de valores pelo mundo agem como um espelho desse crescimento, logo quanto mais a economia cresce, mais a bolsa de valores cresce.
No gráfico mostra o crescimento mundial nos últimos 100 anos. Com a internet, o crescimento foi maior ainda.
Mas e com relação à nossa situação aqui no Brasil? Será que o Ibovespa, índice da nossa bolsa, conseguiu ter um crescimento nos últimos 20 anos?
Esse gráfico mostra quanto o nosso ibovespa cresceu nos últimos 20 anos, neutralizando as perdas com a desvalorização do real, já que o gráfico está em dólar. Logo, mesmo com a desvalorização da nossa moeda, se colocarmos nosso dinheiro na bolsa de valores, conseguimos ter ganhos consideráveis ao longo dos anos.
Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.
Porque uma inflação controlada é algo bom
Nós sempre falamos sobre como a inflação atinge nossa vida de forma ruim, mas na verdade uma inflação pequena é boa para a economia. Pense bem, você compraria uma casa hoje, se soubesse que em 6 meses os preços das casas estariam mais baratas? E se você fosse um comerciante, produziria café hoje, sabendo que esse café vai valer menos em 3 meses. Uma inflação controlada é boa para incentivar as pessoas a comprar e a investir hoje, assim a economia gira e podemos construir mais riquezas.
Uma inflação controlada só é ruim para quem guarda dinheiro físico ou quem tem uma fonte de renda que não acompanha a inflação. Para todo o resto do ecossistema da economia, uma inflação controlada é algo bom.
O banco central é responsável por controlar a inflação no Brasil. Quando a inflação está muito alta, eles aumentam a taxa selic para conseguir controlar o aumento dos preços. Quando a inflação está muito baixa, eles diminuem a taxa selic para fazer com que as pessoas comprem mais e tenham mais demanda por produtos e serviços.
Corremos o risco de ter uma hiperinflação novamente?
Entre as décadas de 1980 e 1990, o Brasil sofreu com uma das maiores crises inflacionárias de todos os tempos. Não foi há muito tempo que quando nossos avós iam ao supermercados, os preços subiam do dia para a noite. Muitos deles manteram o hábito de estocar alimentos para conseguir comprar algo com preço melhor.
Em 1989, no ápice da crise, o dinheiro se desvalorizou 1700%. As pessoas estavam no supermercado, e o preço dos produtos eram trocados ali, na hora, na frente delas.
Depois do plano real, nossa moeda começou a se estabilizar. Hoje, devido ao modo como o crédito é criado pelo governo fica mais difícil de ter um caso de hiperinflação. Porém, a melhor forma de se proteger desses casos extremos é manter nosso dinheiro investido.
O que devo fazer?
Uma das piores coisas a se fazer é tentar encontrar o melhor tempo para investir em um ativo. O melhor tempo para fazer isso é agora, não importa a situação economia. O que sabemos é que as bolsas sempre tendem a crescer no decorrer dos anos, e que no meio tempo, os preços vão flutuar. Mas não devemos entrar em pânico, pois se continuarmos investindo, nós ainda vamos continuar mais ricos do que estamos agora.