london g59f1b050b 640

 

O mercado de ETFs está crescendo aqui no Brasil, e agora além de ETFs que cobrem nosso mercado, podemos ter acesso a imóveis americanos por meio do ALUG11. No artigo de hoje vamos falar mais sobre esse fundo. 

Tudo sobre o ETF ALUG11 – Investindo em imóveis americanos pela B3

A bolsa de valores brasileira nos permite investir em diversos ativos americanos por meio de BDRs e ETFs, mas uma novidade atualmente na nossa bolsa é um fundo que investe apenas em REITs.

Os REITs são empresas americanas que investem em imóveis para gerar renda. O ALUG11, seguindo a tradição brasileira, vai investir em cotas de outro fundo, o VNQ, maior ETF americano que segue os REITs. O VNQ é um fundo que investe em REITs de Equity, ou seja, empresas que extraem renda de imóveis. Assim, REITs que investem em dívidas, que chamamos aqui no Brasil de “Fundos de Papel” estão fora desse investimento.

Quer aprender a escolher os melhores REITs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Ao comprar cotas de ALUG11 iremos investir nas maiores REITs americanos, incluindo grandes empresas de antenas de comunicação, galpões logísticos, data centers, Self Storages, shopping centers e outros. Esses imóveis são alugados para grandes empresas, como Amazon, Netflix, 7-Eleven, etc. Assim, nossos rendimentos são proporcionais ao crescimento do mercado imobiliário americano.

A taxa de administração do ALUG11 é de 0,60% ao ano, o que é um pouco salgada se compararmos com as taxas de outros ETFs brasileiros que seguem o mercado americano. O IVVB11 e o SPXI11, ambos fundos que seguem as 500 maiores empresas nos EUA, têm taxas por volta de 0,20% ao ano. 

Além disso, quando investimentos em ETFs que investem em outros ETFs, estamos pagando a taxa de administração dupla, ou seja, a taxa do fundo brasileiro e a taxa do fundo americano. 

Outro ponto negativo para os amantes do dividendos é que os fundos brasileiros não fazem a distribuição desses proventos, em vez disso, eles reinvestem esse dinheiro para aumentar o patrimônio do ETF. 

Particularmente, acho que o melhor investimento em ETFs é o investimento diretamente no exterior. Os ETFs americanos são bem mais baratos do que os brasileiros e bem mais eficientes, pois investem diretamente em ações das empresas. Mais ainda, atualmente abrir conta em uma corretora americana é tão fácil quanto abrir conta em uma corretora brasileira, e podemos mandar nosso dinheiro via PIX. Logo, para ETFs eu prefiro investir diretamente no exterior.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.