daniele levis pelusi fUOTndD4Tak unsplash scaled

Antes de investir em REITs nós precisamos saber algumas informações sobre sua rentabilidade. 

Os REITs pagam dividendos? Quanto? Vale a pena?

O rendimento dos REITs é dado principalmente por dividendos. Esse investimento costuma pagar dividendos a cada três meses, embora existam alguns que distribuem mensalmente.

Quer aprender a escolher os melhores REITs? Temos um livro completo sobre o assunto!

REITs vs Stocks

Historicamente, o Dividend Yield, ou a relação entre dividendos pagos e preço do ativo, dos REITs é maior do que o das ações americanas (stocks).

O índice dos REITs teve um dividend yield maior do que o S&P 500, indice das maiores empresas americanas. Para o investidor focado em dividendos, faz muito mais sentido investir em REITs.

image1111

REITs tem que distribuir pelo menos 90% do seu lucro em forma de dividendo, por isso que existe essa grande distribuição.

É importante mencionar que além de terem um maior dividend yield, os REITs também são bem menos voláteis do que Stocks. Logo, nosso patrimônio acaba sofrendo menos altos e baixos quanto investimos em REITs.

REITs de equity e REITs de Mortgage

Existem diferentes tipos de REITs. Os mais comuns são os que investem em imóveis físicos (REITs de equity), porém também existem aqueles que investem em títulos de dívidas imobiliárias e até emprestam dinheiro para desenvolvimento imobiliário (REITs de Mortgage).

Se considerarmos o curto prazo, REITs de Mortgage, que investem em títulos com lastro imobiliário, tendem a fornecer um retorno maior. Entretanto, se considerarmos o longo prazo, os REITs de equity, que investem em imóveis físicos, tiveram um retorno infinitamente maior.

O gráfico abaixo mostra quanto receberíamos se tivéssemos investido 100 dólares em um REIT de equity versus um REIT de mortgage.

Screen Shot 2018 08 07 at 12.29.12 PM

Em um período de 46 anos, houve um ganho bem maior para REITs de equity.

REIT vs FIIs

Fica bastante difícil comparar os rendimentos de um fundo imobiliário aos de um REIT. 

Os REITs são empresas com foco no setor Imobiliário, como as várias empresas de Properties brasileiras, como BR Malls, Iguatemi, etc. 

REITs são instrumentos bem mais especulativos do que FIIs, pois eles podem criar dívidas para comprar mais imóveis, compram e vendem propriedades para adquirir ganhos de capital e são empresas muito maiores do que os FIIs.

Para comparar o tamanho de cada ativo. O American Tower maior REIT do mercado americano tem um valor de mercado de 102 bilhões de dólares, ao passo que o maior FII, o KNIP11, tem apenas 4 bilhões de reais. É uma diferença gritante.

Além disso, os FIIs são instrumentos de renda, o objetivo deles é apenas distribuir renda para seus cotistas, eles não estão muito interessados em ganhos de capital. Dessa forma, não podemos comparar os rendimentos dos REITs com os dos FIIs pois eles acabam sendo investimentos muito diferentes.

Tributação

Quando investimos em REITs recebemos dividendos periódicos. Esses proventos são taxas na fonte em 30% pelo governo americano. Quando esse dinheiro chega no Brasil, não é necessário pagar imposto devido ao acordo de bitributação. Dessa forma, você vai receber 70% dos dividendos pagos.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.