Capa do livro Trabalhe quatro horas por semana

Trabalhe 4 horas por semana é um dos livros mais importante sobre produtividade dos últimos anos. Seus conceitos são usados por vários outros autores. No artigo de hoje, vamos fazer um resumo dos principais pontos do livro de Tim Ferriss.

Trabalhe 4 horas por semana

Trabalhe 4 horas por semana – resumo

Todo o conceito de livro gira em torno de otimizar seu trabalho para que você consiga o máximo de renda com a menor carga horária.

Para isso, Tim Ferriss sugere quatro etapas: Definição, Eliminação, Automação e Liberação.

Definição diz respeito ao tipo de riqueza que você quer ter. Eliminação é encontrar as tarefas que não fornecem muito resultado e eliminá-las da nossa rotina. Automação indica formas de deliberar algumas decisões e serviços para outras pessoas ou sistemas. E Liberação é finalmente ter uma vida com mais liberdade, podendo desfrutar de dinheiro e tempo. 

O livro começa quebrando alguns paradigmas, o primeiro é sobre o conceito de ser rico.

Novos Ricos

Tim Ferriss fala que os novos ricos são aqueles que conseguem aproveitar o máximo da vida, tendo tempo livre para isso e construindo rendas passivas que garantem uma renda mensal sem que eles precisam trabalhar 8 horas por dia.

O autor mostra que a liberdade financeira é muito mais do que ter dinheiro sobrando, é ter tempo e condições para aproveitar mais a vida.

Para ele, o tempo é um dos bens mais preciosos e escassos que nós temos, logo devemos direcioná-lo para atividades que realmente gostamos de fazer.

O livro divide duas categorias de pessoas: os Adiadores, que deixam para aproveitar sua vida aos 60 anos quando se aposentarem e os Novos Ricos, que buscam o equilíbrio na relação ter dinheiro e ter qualidade de vida / tempo para fazer o que quiser.

O livro critica o busca por dinheiro sem nenhum propósito, assim como as pessoas que se dizem bem sucedidas mas trabalham o dia todo e odeiam o que fazem. Tim Ferriss trás o seguinte pensamento do escritor Sêneca: “Esses indivíduos possuem riquezas com a mesma facilidade com que dizemos que ‘têm uma febre’, quando na verdade a febre nos tem.”

Sêneca foi um escritor e filósofo do império romano, conhecido por ser um grande sábio do comportamento humano. Em sua frase, usada por Tim Ferriss, Sêneca mostra que muitas vezes somos escravos do nosso emprego e do nosso salário mensal, vivendo para ter aquilo todos os meses. Mas ainda, também podemos ser escravos do consumismo que nos faz encher nossa casa de coisas a cada dia, na busca de que um dia aquelas coisas nos tragam felicidade. Além de nos fazer nutrir o pensamento de que se tivermos mais um pouco disso ou daquilo seremos verdadeiramente felizes.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Lei de Pareto

Para eliminar o trabalho desnecessário, o autor nos apresenta a Lei do 80/20, também conhecido com Lei de Pareto.

Pareto, o economista que cunhou o termo, observou que existem padrões de proporção em quase tudo que fazemos.

Ele observou que 80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% das pessoas, 80% da poluição é causada por 20% dos países,  80% da receita de uma empresa provém de 20% dos clientes.

Lógico que esse padrão tem oscilações, mas as proporções são sempre essas.

Isso se aplica a nossa vida também.

Se focarmos nos 20% ao estudarmos, trabalharmos e fazermos qualquer coisa em nossa vida, não precisamos ficar horas e horas para terminar uma atividade.

O tempo que você tem livre, determina a qualidade de vida que você tem.

Ignorância seletiva

Ignorância Seletiva vem de ignorar tudo aquilo que não nos ajuda a crescer na nossa área ou aprender sobre algo que gostamos. Ferriss aplica esse preceito para a produtividade.

O autor demonstra que ficar checando a caixa de e-mail constantemente, recebendo ligações não importantes e demandando tempo para outras coisas que não sejam as prioridades, apenas nos fazem gastar mais tempo trabalhando do que deveríamos. Além disso, se enchemos nossa cabeça com várias demandas apenas nos tornamos pessoas mais estressadas e menos produtivas.

O autor sugere fazer uma lista de atividades que temos a fazer e se concentrar apenas nas duas mais importantes. Aquelas duas atividades que se finalizamos naquele dia, teremos a sensação de dever cumprido. 

Conclusão 

Trabalhe 4 horas por semana é um livro com vários conceitos interessantes. É uma obra de leitura obrigatória para quem quer tornar sua rotina mais eficiente. Além disso, mostra de forma clara que o dinheiro não é nosso principal objetivo, mas sim adquirir a liberdade proporcionada por esta ferramenta.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.