Sala com uma mesa de reunião de várias cadeiras

No mercado de capitais, existem diferentes tipos de empresas. No artigo de hoje, vamos falar das diferenças entre uma Sociedade Anônima (SA), uma Sociedade Limitada (Ltda) e uma Sociedade de Propósito Específico (SPE).

Sociedade Anônima

Uma Sociedade Anônima (SA) é uma empresa na qual seu capital é dividido em ações. Como é composta por uma sociedade, os membros desse grupo – os acionistas –  têm sua participação nas decisões da empresa na proporção de suas ações. Assim, quem possui mais ações, consequentemente, tem mais poder de decisão.

As SAs são classificadas de acordo com a administração do capital. Elas podem ser divididas em duas classes:  a sociedade anônima de capital aberto e a sociedade anônima de capital fechado.

Sociedade anônima de capital aberto

A SA de capital aberto é aquele que suas ações podem ser negociadas na bolsa de valores ou no mercado de balcão

Além de emitir ações e permitir que estas sejam negociadas no mercado secundário, as SAs de capital aberto também podem emitir debêntures, que é um título de renda fixa com lastro empresarial. 

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Sociedade anônima de capital fechado

A SA de capital fechado, por sua vez, não permitem que suas ações sejam vendidas no mercado secundário (bolsa de valores e mercado de balcão). Assim, as ações ficam apenas entre os sócios fundadores e acionistas mais próximos da empresa.

Sociedade Limitada

Também existe a modalidade de Sociedade Limitada (Ltda) que tem seu capital divididos em cotas, e não em ações. Também existe nessas sociedades a regra da proporcionalidade, ou seja, quem tem mais cotas, tem mais poder de decisão.

Como o nome já diz, a participação de cada membro é limitada em um contrato inicial dessa sociedade.

Os sócios de uma Ltda são diretamente responsáveis pelo seu capital.

Sociedade de Propósito Específico

A Sociedade de Propósito Específico (SPE) é também uma pessoa jurídica, porém ela tem a finalidade de realizar um projeto específico.

Assim, as SPEs são construídas para realizar uma atividade específica, limitando o risco de perda de capital. Mais ainda, ela pode se apresentar tanto como uma sociedade anônima quanto como uma sociedade limitada.

Além disso, ela tem um tempo de duração limitado, ou seja, existe uma data no contrato da sociedade como o começo e o término de sua existência. 

Conclusão 

Nesse artigo vimos que as ações que compramos e vendemos na bolsa de valores são constituídas de Sociedades Anônimas de capital aberto. Os outros tipos de sociedades (empresas) são limitadas para poucos tipos de investidores e possuem características próprias para os tipos de empreendimentos que vão realizar.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.