credit cards gf156e0a5f 640

Hoje em dia, temos várias opções de cartões de crédito com várias vantagens diferentes. A facilidade de se cadastrar e pedir um cartão pode nos levar a ter várias contas em lugares diferentes, mas se caso tivermos vários cartões e não usarmos eles, será que isso pode afetar nosso score?

O score é o número calculado pelo Serasa para identificar se você é um bom pagador ou não. Quando temos um bom score isso influencia positivamente nossa vida financeira, pois fica mais fácil de ser aceito em bancos e corretores, e caso precisamos de algum empréstimo, temos mais facilidade em consegui-lo. 

Ter muitos cartões só é prejudicial quando você faz dívidas que não consegue pagar. Se você tem vários cartões e usa apenas um ou dois e pagar suas contas em dias, seu score não será afetado. 

Qual o melhor cartão de crédito para quem gasta pouco? Novo Cartão Méliuz ou Banco Inter?

Mas ficar mudando de cartão de tempos em tempos pode afetar seu crédito negativamente, pois o tempo que usamos um cartão também conta para nosso score. Quando uma pessoa usa um cartão por mais de 10 anos, comprando e pagando suas contas em dias, isso leva a um aumento no seu score. Pessoalmente, acho que precisamos escolher bem nosso cartão, mas se tiver algo melhor no mercado, não hesite em trocar, pois não adianta nada ter um cartão que te cobra anuidade e não oferece nenhum benefício, só porque você quer ter um score alto. 

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Quando tirar um novo cartão?

Temos que ficar de olho no período que queremos pedir nosso cartão, pois toda vez que pedimos um cartão novo, nosso score diminui um pouco, pois muitos cartões em pouco tempo sinalizam para o Serasa um maior risco de inadimplência. 

Assim, se pedirmos muitos cartões em um curto período de tempo, nosso score vai ser afetado. O melhor é esperar pelo menos 6 meses para pedir um novo cartão.

Quando encerramos nossa conta?

Quando cancelamos um cartão de crédito nossa conta é afetada sim, e podemos perder alguns pontos no nosso score.

Preferivelmente, é melhor abrir contas em cartões de crédito que você realmente queira ter conta. 

Mas não tenha medo de fechar contas em cartões que não quer usar mais. Meu primeiro cartão de crédito foi um Digio, mas depois que consegui um cartão do Nubank, não usava mais o Digio. Passei muito tempo sem usar e um dia chegou uma conta no meu nome de uma compra que não tinha feito. Achei melhor cancelar o cartão para não ter mais dor de cabeça. Hoje em dia, quando não pretendo usar um cartão, eu simplesmente bloqueio ele pelo app, e evito que qualquer coisa venha a acontecer.

Conclusão

Tenha apenas cartões que você realmente usa, não vale a pena fazer um cartão apenas para tê-lo. Busque cartões que lhe proporcione vantagens e de preferência, você não precisa pagar nada para manter o cartão. Além disso, nunca compre mais do que você pode pagar. O melhor modo de deixar seu score alto é pagando suas contas em dias.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.