ROIC: entenda a rentabilidade de uma empresa

 

A rentabilidade de uma ação é o principal atrativo para se investir nela. Quando se faz uma análise fundamentalista de um ativo, procura-se identificar se existe uma rentabilidade sustentável naquele investimento. Um dos indicadores utilizado é o ROIC.

O que é ROIC?

Return On Invested Capital (ROIC) é literalmente o retorno sobre o capital investido. Esse indicador é importante pois expressa a rentabilidade de uma empresa levando em conta toda o capital investido nela.

A rentabilidade é um dos fatores mais importante em uma ação. Se ela manter um boa rentabilidade no decorrer do tempo, é um sinal de uma empresa saudável. 

O cálculo do ROIC envolve o NOPAT (Net Operating Profit After Taxes) e o capital total investido.

ROIC = NOPAT / Capital Total Investido

O NOPAT é o lucro operacional líquido depois de impostos, ou seja, ele mede a capacidade da empresa em gerar receita. Os impostos que são descontados no NOPAT são o Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas (IRPJ) e a Contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). Justamente por causa desse desconto de impostos, o NOPAT é considerado um indicador mais próximo do que a empresa realmente lucra.

Por sua vez, o Capital Total Investido envolve o capital dos acionistas e o capital de terceiros (que são basicamente empréstimos que a empresa fez).

Quando se divide o lucro real (NOPAT) pelo capital investido pode-se enxergar quanto dinheiro a empresa precisa para gerar mais dinheiro. 

Por exemplo, se foi investido 10 milhões de reais e a empresa gerou 5 milhões, seu ROIC é de 50%. Lógico que quanto maior o ROIC, mais dinheiro a empresa produz.

Quer saber como analisar ações? Temos um e-book completo sobre o assunto.

Entendendo o usado do ROIC

Importante dizer aqui que quando uma empresa possui capital de terceiros dizemos que ela está alavancada, ou seja, com dívidas para pagar. Um negócio alavancado não é necessariamente ruim, pois os empreendimentos precisam de capital de giro para crescer. Tudo vai depender do ROIC da empresa, ou seja, quanto dinheiro ela gera a partir desse capital. 

Porém se ela estiver muito alavancada e não conseguir produzir lucro, ela terá que vender seus ativos, ou se a situação não melhorar, a empresa toda terá que ser vendida. Um dos motivos dessas vendas é porque endividamentos empresariais podem durar anos para serem quitados, devido a grande quantidade de dinheiro envolvido.

Considerações sobre o ROIC

Embora esse indicador seja importante para uma análise mais realista, é preciso ter em mente alguns fatores.

O ROIC, assim como o ROE, o P/VP, o Dividend Yield etc, é um indicador fundamentalista, que levam em conta fatores econômicos e financeiros, como a relevância da empresa no setor que ela atua e sua produção de capital. Em uma análise fundamentalista, não podemos levar em conta apenas um indicador, mas sim o grupo de dados juntos.

O ROIC é usado principalmente para comparar empresas do mesmo setor, indicando qual teve o melhor desempenho. Assim, uma empresa que possui um ROIC maior que suas correntes de setor, possui uma maior vantagem competitiva.

Diferença entre ROE e ROIC

Muitos investidores confundem o ROIC com uma sigla parecida: o ROE. Embora sejam bem parecidos, o ROE e o ROIC indicam diferentes variações. 

O ROE leva em conta o patrimônio líquido, ou a diferença entre os passivos e os ativos. Assim, com ele podemos exagerar quanto dinheiro um negócio pode fazer levando em contra o patrimônio que ele já possui. 

Porém, o ROIC leva em conta o capital investido, que também envolve a alavancagem do negócio. Dessa forma, os dois devem ser observados de modo diferente, mas com um visão complementar sobre a rentabilidade de uma ação.

Conclusão 

O ROIC mostra quanto dinheiro um empreendimento gerou com relação ao capital total investido nele. Muitas empresas se utilizam de alavancagem para aumentar seu capital de giro e nem sempre isso é ruim. O ROIC pode ser analisado juntamente com o ROE para entender a rentabilidade de um negócio. 

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.