Riqueza é contabilizada por patrimônio e não por salário

A grande preocupação de boa parte dos brasileiros é com relação ao seu salário. Muitos querem aumentar sua renda mensal para “ter uma vida melhor”. Mas pense comigo: é melhor você ter um salário de 10 mil reais com uma despesa mensal de 11 mil ou um salário de 3 mil e uma despesa de mil reais? 

Na primeira situação a pessoa ganha bastante, porém não consegue poupar nada e ainda está fazendo dívidas. Pouco a pouco, essa pessoa vai estar tão endividada que vai precisar pedir empréstimos para parentes ou, pior, para bancos. Tendo que pagar os juros do banco, as dívidas acabam aumentando. É como chegar ao fundo do poço e continuar cavando.

Por outro lado, a pessoa que ganha 3 mil e consegue economizar mais da metade de seu salário, pode investir esse dinheiro e criar um patrimônio

Esse patrimônio vai gerar mais dinheiro em um efeito bola de neve. No começo, os rendimentos são poucos, pois o patrimônio ainda é pequeno, porém, com o decorrer do tempo, quando essa pessoa investe mais dinheiro e reinveste os rendimentos dos seus investimentos, a bola de neve aumenta cada vez mais. Logo, os rendimentos são tão grandes que não é preciso mais tirar dinheiro do salário para investir. Apenas os proventos reinvestidos são o suficiente para aumentar ainda mais a bola de neve. Em um horizonte de longo maior, os proventos serão tão altos que a pessoa não vai precisar mais de seu salário para pagar suas contas. Apenas o montante dos rendimentos cobrirão todos os gastos e ainda sobrarão para serem reinvestidos. Esse é o momento no qual se atinge a independência financeira.

Essa independência é apenas uma questão de mudança de perspectivas. Seu foco deve ser seu patrimônio e não seu salário. Lógico que ganhar mais pode fazer com que você atinja sua independência mais rápido. Porém, se esse dinheiro excedente for utilizado para custear um estilo de vida consumista e direcionado para impressionar os outros, ele é inútil. 

A verdadeira riqueza é contabilizada pelo patrimônio de alguém. Ninguém fala qual o salário de Warren Buffett ou de Jeff Bezos, o que revistas como a Forbes contabilizam é o patrimônio desses indivíduos. Paramos de ter um pensamento pobre quando entendemos que o nosso patrimônio é o que vai nos enriquecer. Até lá, apenas continuamos cavando no fundo do poço.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.