Warren Buffett é um dos maiores investidores de todos os tempos. O CEO da Berkshire Hathaway ficou famoso por fazer sua fortuna na bolsa de valores e por utilizar o value investing para tomar suas decisões de investimento, mas será que Warren Buffett investe em REITs?
REITs: será que Warren Buffett investe neles?
Durante toda a sua história como investidor, Buffett investiu em apenas dois REITs, um na carteira da Berkshire Hathaway e o outro em seu portfólio pessoal.
Quer aprender a escolher os melhores REITs? Temos um livro completo sobre o assunto!
STORE Capital (STOR)
O portfólio da Berkshire Hathaway tem centenas de empresas, mas dentre elas apenas uma é um REIT, o STORE Capital.
Essa empresa é dona de diversas lojas de rua nos Estados Unidos. Segundo seu relatório, o REIT tem mais 36.000 propriedades espalhadas em 50 estados americanos, além de terem 511 inquilinos de diferentes setores de serviços, dentre eles estão restaurantes, lojas de móveis, etc. A maior qualidade do STORE Capital são os contratos de locação, que têm a duração de 15 anos ou mais e os inquilinos ainda ficam responsáveis por pagar todos os impostos e manutenção da propriedade.
A Berkshire tem cerca de 10% desse REIT.
Seritage Growth Properties (SRG)
O segundo REIT que Buffett possui é o Seritage Growth Properties. Esse REIT está no portfólio pessoal de Buffett e o investidor possui 5% dessa empresa.
O Seritage Growth Properties também possui lojas de ruas, restaurantes, cinemas, e outros, totalizando 183 propriedades nos Estados Unidos e em Porto Rico.
Buffett comprou cotas desse REIT no seu IPO em julho de 2015 e até então, seu preço caiu 63%. A empresa foi criada para modernizar as antigas propriedades da Sears, uma rede de lojas de departamentos americana, e criar lucros com os aluguéis. Mas o REIT ainda não conseguiu um rendimento interessante e sofreu ainda mais com a crise do coronavírus, com alguns inquilinos fechando as portas. Para sustentar suas operações, o REIT tem vendido alguns imóveis.
Observações importantes
Buffett não esconde de ninguém que ele prefere empresas que usam seus lucros para investir nelas mesmas. É por isso que a Berkshire Hathaway até hoje nunca pagou dividendos, todo dinheiro que ela paga, é investido em mais ativos para sua carteira.
Buffett também fez fortuna reinvestindo os dividendos recebidos, e ampliando o poder dos juros compostos. Assim, para quem quer montar uma carteira mais rapidamente, reinvestir os dividendos, juntamente com os novos aportes de capital parece a melhor maneira.