joey csunyo 2EGuIR00UTk unsplash

 

Quem começa a investir no exterior logo cria curiosidade sobre outros mercados fora dos Estados Unidos. No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre investir em REITs na Austrália.

REITs na Austrália: vale a pena? É rentável? Têm isenção de IR nos dividendos?

Os REITs australianos são conhecidos como A-REITs e são listados na Bolsa de Valores da Austrália, também conhecida como Australian Securities Exchange

Investimentos parecidos com REITs foram criados na Austrália em 1970, mas receberam o nome de Listed Property Trusts (LPT), apenas em 2008 eles mudaram o nome para REITs, seguindo o padrão mundial de investimentos no setor imobiliário.

Existem cerca de 50 REITs no mercado australiano e eles são negociados com preços por volta de 500 dólares australianos por cota.

Quer aprender a escolher os melhores REITs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Índices de REITs na Austrália

O maior índice que segue o mercado de REITs Australiano é o S&P/ASX 200 A-REIT, com as siglas XPJ.

australia

Se observamos o gráfico do índice podemos ver que ele ainda não se recuperou totalmente da crise do coronavírus. Com relação a distribuição desses ativos, investidores estrangeiros são taxados em 30% sobre a distribuição dos dividendos.

Maior REIT da Australia

O Goodman Group é o maior REITs do país, e ele é focado no setor industrial, principalmente galpões logísticos e fábricas. A empresa tem uma exposição global com imóveis na na Austrália / Nova Zelândia, Ásia, Reino Unido e Europa, contabilizando um patrimônio de $51,7 bilhões. 

Seus inquilinos incluem empresas da Ásia-Pacífico, Europa Continental, Reino Unido e Américas e atualmente seus imóveis possuem uma taxa de ocupação de 97,8%.

Como investir em REITs na Austrália

Para investir diretamente no mercado australiano, precisamos de uma corretora internacional. Uma opção muito popular atualmente é a Interactive Brokers. Essa corretora nos permite acessar várias bolsas de valores, não apenas a Bolsa de Valores Australiana. E ela tem taxas diferentes para cada bolsa que queremos investir, por exemplo, se formos investir na bolsa na Austrália vamos pagar 6 dólares australianos para cada negociação. O dólar australiano está valendo mais ou menos 4 reais (cotação de junho de 2021).

Melhores corretoras para investir nos Estados Unidos

Para investidores Brasileiros, essa taxa fica um pouco salgada. Por isso, é preciso ponderar se esse investimento vale a pena.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.