Quanto dinheiro preciso para começar a investir? 100? 1.000? 10.000?

 

Atualmente com 30 reais você já pode investir em Títulos do Tesouro Nacional, com 10 reais você pode investir em Fundos Imobiliários e com 5 reais você pode investir em ações da Méliuz, uma das mais famosas startups brasileiras. 

Assim, qualquer pessoa pode começar a investir, com pouco dinheiro mesmo. Porém, ao meu ver, é preciso saber qual caminho percorrer se você quer que seu dinheiro cresça no longo prazo. É muito fácil começar a investir sem saber o que está fazendo, e isso leva você a perder dinheiro e se desmotivar com o mercado financeiro. Dessa forma, para enriquecer no longo prazo é preciso ter um plano.

Seu dinheiro vai crescer, na proporção que você cresce como investidor. Por isso, precisamos começar do investimento mais simples para o mais complexo.

Quanto dinheiro preciso para começar a investir?

Os investimentos mais simples são investimentos de renda fixa. Eles são mais previsíveis pois vão crescer um pouco a cada dia. Atualmente, com 100 reais você já consegue investir em um CDB, que é uma poupança turbinada. Os CDBs de liquidez diária rendendo 100% do CDI (ou mais) são os melhores para começar, pois você pode resgatar seu dinheiro a hora que precisar e ainda vai ter um rendimento de 30% a mais do que a poupança. Assim, você tem a segurança da poupança, com uma rentabilidade maior.

O segundo passo é ir para a bolsa de valores. Investimentos negociados na bolsa de valores são chamados de renda variável. Não sabemos muito bem quanto esses tipos de investimentos vão render, por isso o nome “variável”, mas no longo prazo, a bolsa de valores tende a render mais do que a renda fixa. O melhor caminho para entrar na bolsa de valores é investimento em Fundos Imobiliários, que são imóveis. A maioria dos Fundos Imobiliários são negociados a 100 reais e quando você compra uma cota desses Fundos, você já recebe dividendos na sua conta todos os meses. Esses dividendos são os aluguéis que os inquilinos pagam para o imóvel. 

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um guia completo sobre o assunto.

O próximo passo é investir em ações, que são empresas como a Magazine Luiza, Petrobras, Lojas Americanas, etc. A maioria das ações são negociadas por volta de 1000 reais, pois temos que compra-las em lotes de 100 ações. Ações tendem a ser mais rentáveis do que Fundos Imobiliários no longo prazo, pois as empresas podem gerar mais dinheiro do que imóveis.

O último passo para investir bem é investindo no exterior, principalmente nos Estados Unidos. O mercado financeiro americano é o maior no mundo e nós brasileiros, podemos participar desse mercado de forma fácil. O melhor para investir no exterior é reservar 5000 reais para mandar para fora. Como o dólar está por volta de 5 reais, nosso dinheiro seria dividido por 5 quando mandamos ele para uma corretora lá fora. Mas no longo prazo, esse dinheiro vai estar protegido do risco Brasil.

Dessa forma, esse seria o caminho ideal para percorrer para que seu dinheiro cresça de forma forte e resiliente. 

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.