karl bewick Cx6eZkqjvzo unsplash scaled

 

Quando existe uma nova emissão de cotas de fundos imobiliários, os atuais cotistas ganham direito de subscrição. No artigo de hoje vamos saber o que acontece com a divisão das sobras dessas emissões. 

Quantas cotas posso solicitar quando há sobras de subscrição de FIIs? Rateio das sobras de emissão.

É comum no mercado de Fundos Imobiliários (FIIs) ocorrerem emissões subsequentes ou follow-on. Quando isso acontece, o FII informa ao mercado quanto dinheiro ele pretende captar e os cotistas ganham direito de garantir essas cotas primeiro.

Porém, muitas vezes, o número de cotas compradas pelos cotistas não supera a quantidade de dinheiro que o FII colocou como objetivo da sua captação. Dessa forma, os cotistas podem pedir para comprar essas “sobras”, no processo de rateio ou divisão de cotas

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um guia completo sobre o assunto.

Nesse momento, o investidor pode pedir a quantidade que ele quiser de cotas. Não existe um limite mínimo ou máximo de sobras que podemos solicitar. Mas é importante ter certeza que você tem o dinheiro para pagar seu pedido. Caso você tenha pedido as cotas e não tenha transferido todo o dinheiro para a conta de sua corretora, seu pedido pode ser cancelado. E na pior das hipóteses, você pode pagar juros para a corretora por não ter saldo suficiente.

Assim, tenha certeza que você tem 100% do valor capaz de cobrir seu pedido, para evitar que ele seja cancelado ou que você tenha problemas com a corretora.

Também é importante lembrar que nem sempre todas as cotas que você pede, você acaba conseguindo. A quantidade de cotas que você vai receber vai depender de quanto o FII tem disponível e quantas cotas outros investidores pediram.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.