entrepreneur g1150fb6ec 640

No mercado financeiro, é muito fácil se perder no investimento do momento. Fatores como o efeito manada e o FOMO (medo de ficar de fora), às vezes enganam a gente e fazem com que nos vemos pesquisando qual investimento vai subir no próximo ano. É nesses momentos de fraqueza que é preciso olhar para seu plano.

Seu plano de investimento é o que você quer alcançar com seu dinheiro. Caso você esteja investindo para realizar um sonho, como viajar para outro país no fim do ano, talvez investir em renda fixa seja o melhor. Pois esse dinheiro vai estar líquido (disponível) quando você precisar retirá-lo. 

Mas, se como nós do blog, seu objetivo é viver de renda, os investimentos da bolsa de valores são a melhor opção. Dentro desse investimentos chamados de renda variável, pois seus rendimentos são imprevisíveis, podemos encontrar empresas rentáveis e imóveis (FIIs) de qualidade, que têm o potencial de gerar renda por muito e muito tempo. 

Existem pessoas que querem especular, tentando manobras arriscadas de curto prazo, para ver se conseguem mais dinheiro. A especulação é extremamente perigosa, pois podemos perder nosso dinheiro. Além disso, é preciso saber exatamente qual investimento estamos colocando em nosso dinheiro, para não sermos enganados por movimentos de pirâmide financeira. 

Para tentar me manter no caminho, gosto de fazer algumas regras para que eu possa seguir, mesmo em momentos de crise. 

Regra 1

Uma regra que tenho é sobre a divisão da minha carteira. Gosto de manter 50% da minha carteira em investimentos internacionais (ETF que segue o S&P 500), de 30 a 40% em FIIs, e o resto em CDBs super líquidos, caso eu precise de dinheiro imediatamente. Essa divisão, me permite investir nos investimentos que caíram naquele momento pois perdeu porcentagem na minha carteira e ainda me entregam atributos que aprecio, como renda (FIIs), exposição internacional (ETFs americanos) e liquidez (renda fixa).

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Regra 2

Outra regra que tenho é nunca vender meus investimentos. Passo quase uma semana analisando um investimento que quero entrar, todo esse cuidado é para tentar escolher os ativos que quero ter pelo resto da minha vida. Lógico que acontece de um investimento perder as qualidades que ele tinha antes, como uma empresa começar a se endividar demais, e quando isso acontece, também passo algum tempo refletindo, mas não hesito em vender. Mas a regra de bolsa para mim é acumular patrimônio, e fazendo isso apenas comprando mais e mais ativos. Eu sei que cada ETF e cada cota de FII que eu compro é mais um pouco de liberdade que estou presenteando meu EU do futuro.

Regra 3

Apenas invista em ativos geradores de renda. Empresas são geradoras de renda, já que elas vendem seus produtos e serviços, e podem gerar lucro. Os FIIs também são geradores de renda, já que eles recebem aluguéis dos seus inquilinos. Mas o dólar não é um ativo gerador de renda, já que apenas ter uma nota de 10 dólares, não gera outras notas no decorrer do tempo. Logo, meu foco são esses tipos de ativos, e todos o resto eu ignoro.

Então essas são as minhas principais regras para ter investimentos crescentes e uma mente sã. Espero que eu inspire você a fazer suas próprias regras, usando o que é bom para você! 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.