Livro aberto

 

O mercado de fundos imobiliários é relativamente novo. No artigo de hoje vamos conhecer alguns livros que podem nos ajudar a utilizar esse mercado de forma mais eficaz, garantindo renda passiva mensal.

Renda Passiva Com Fundos Imobiliários

renda passiva com fundos imobiliários

O livro Renda Passiva Com Fundos Imobiliários é uma obra aqui do blog. Ele foi escrito pensando nos investidores iniciantes que têm dificuldade de encontrar informações e ainda possuem uma certa aversão a entrar na bolsa de valores.

O livro é muito simples e pega o leitor pela mão mostrando cada característica dos FIIs, quais os sites que podemos encontrar informação sobre estes ativos, como ler um relatório gerencial, e como investir em FIIs na prática, mostrando o passo a passo de como home broker funciona.

Esse livro era o que eu queria ter lido antes de começar no bolsa de valores e cometer erros como comprar um FII só por causa que ele tinha subido de preço naquele dia, entender que os dividendos não são tão importantes quanto a qualidade dos imóveis, e que uma cota de 10 reais não significa que o FII está sendo negociado com desconto.

Além disso, são apresentadas definições que o investidor iniciantes ainda não está familiarizado, como Cap Rate, Taxa de Vacância, ABL, Build to Suit, prospecto, e outros.

Outra vantagens do livro são os materiais extras, como: um passo a passo sobre o que observar em um relatório gerencial e um guia para declarar FIIs no imposto de renda.

Guia Suno Fundos Imobiliários

Capa do livro Guia Suno Fundos Imobiliários

O Guia Suno Fundos Imobiliários é mais uma obra da casa de análise Suno Research. Ele se utiliza de alguns artigos publicados na site da Suno na seção Fiikipedia. Esses artigos foram escritos pelo Professor Baroni, um dos maiores especialistas em FIIs do Brasil, e apresentam algumas analogias para explicar termos do mercado de capitais, como inflação e gestão de carteira.

O livro é introdutório mas ainda tem uma abordagem um pouco técnica, falando sobre os órgãos reguladores do mercado, os tipos de FIIs, e tipos de gestão.

Um capítulo inteiro é dedicado à comparar o investimento direto em imóveis ou em FIIs. O objetivo dessa comparação é apontar qual o melhor produtor de renda passiva. 

Os FIIs saem na frente por terem imóveis de alto padrão construtivo, custarem apenas 100 reais para começar a investir, terem inquilinos de qualidade, terem contratos mais longos e seguros, e serem diversificados entre vários imóveis em regiões diferentes.

Além disso, é mais simples analisar um FII em comparação ao um imóvel, e podermos desfrutar de uma gestão profissional e liquidez.

O livro também detalha sobre o ciclo imobiliários, falando sobre as fases de recuperação, expansão, estabilização e pessimismo. 

Introdução Aos Fundos De Investimento ImobiliárioCapa do livro introdução aos fundos de investimento imobiliário

O livro Introdução Aos Fundos De Investimento Imobiliário é de autoria de André Bacci, um dos mais famosos especialistas na área de FIIs. 

Seu livro faz um apanhado das leis que envolvem o universo dos fundos imobiliários, mostrando de forma simples como esses ativos funcionam. A obra é dividida em quatro capítulos que mostram o que são FIIs, como eles funcionam e como é a distribuição de renda; fala ainda da classificação dos FIIs por gestão, tipo de imóvel, risco de crédito, etc 

André Bacci nos apresenta de forma detalhada quais tipos de FIIs possuem qual tipo de risco. Nos presenteando com sua sabedoria sobre o mercado de FIIs e como os negócios são feitos em cada setor (agências bancárias, lajes corporativas, etc.)

Um capítulo que gosto bastante é o “investindo em FII”. O autor tem uma “conversa” franca sobre como é investir em FIIs na vida real. Mostrando que investir em FIIs é investir em renda, mas ter crescimento quando você faz o reinvestimentos dos dividendos no mercado.

Além disso, ele mostra que investir em ativos produtores de renda (FIIs e ações) vai permitir que você consiga preservar seu patrimônio quando começar a viver de renda. Mais ainda, fala da importância da diversificação para dormir tranquilo(a) sabendo que seu risco está distribuído em bons ativos.

Conclusão

Essas são algumas sugestões de livros sobre fundos imobiliários. Esse mercado ainda é novo comparado ao mercado acionário ou o mercado de REITs nos Estados Unidos. Porém, essas obras são um ótimo panorama do mercado de FIIs atual.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.