Fundo Garantidor de Crédito

 

A maioria dos ativos de renda fixa tem uma proteção a mais dada aos investidores: a garantia do FGC. No artigo de hoje, vamos ver quais são os investimentos que são cobertos por esse seguro.

FGC: Fundo Garantidor de Crédito

O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que busca proteger os investidores e correntistas. Atualmente, o seguro garantido pelo FGC é de 250 mil reais e ele vale para cada instituição que você tem seu CPF cadastrado. Assim, cada banco e corretora que você tenha conta, vai ter essa cobertura de 250 mil separadamente.

A garantia máxima do FGC é de 1 milhão por CPF ou CNPJ. Logo, se suas perdas somadas por todas as instituições financeiras que você possui conta somarem mais de 1 milhão, o excedente não será coberto. Esse teto é estabelecido pelo CMN (Conselhos Monetário Nacional) a cada 4 anos, logo, ele não estático.

Quais são os investimentos cobertos pelo FGC?

Segundo o site do FGC, os investimentos cobertos por essa garantia são:

  • Poupança
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • RDB (Recibos de Depósito Bancário)
  • LC (Letras de Câmbio)
  • LH (Letras Hipotecárias)
  • LCI (Letras de Crédito Imobiliário)
  • LCA (Letras de Crédito do Agronegócio)

 

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Conclusão 

O FGC nos garante uma segurança a mais quando investimos em renda fixa. É sempre bom certificar quais investimentos  são cobertos por esse seguro. 

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.