pexels cameron casey 1722183 scaled

Antes de investir em REITs precisamos entender os diferentes setores que essas empresas investem. No artigo de hoje vamos conhecer os principais tipos de REITs.

Principais tipos de REITs

Quando começamos a analisar o mercado de REITs, podemos notar que existem alguns tipos diferentes desse ativo. De uma forma mais abrangente, podemos dividir REITs em Equity e Mortgage.

REITs de Equity são aqueles que investem em imóveis físicos. Eles podem comprar e vender imóveis, administrá-los e até construir novos.

Por outro lado, existem os REITs de Mortgage que podem negociar títulos de dívida relacionados ao setor imobiliário ou até emprestar dinheiro para empresas que querem construir novos imóveis.

Quer aprender a escolher os melhores REITs? Temos um livro completo sobre o assunto!

No artigo de hoje vamos nos concentrar nos principais setores dos REITs de Equity. Confira o artigo complementar sobre os maiores REITs do mercado.

REITs de escritório

Um dos tipos de propriedades mais comuns que os REITs administram são os escritórios. Este mercado abrange grandes arranha-céus em importantes centros urbanos até parques empresariais, onde vários prédios de escritório menores são agrupados. Os tipos de contratos desses REITs tendem a ser mais longos e alguns têm foco em inquilinos específicos, como setores do governo ou empresas específicas. 

Existem por volta de 21 REITs de escritórios, os mais famosos são Alexandria Real Estate Equities, Boston Properties, e Brandywine Realty Trust.

REITs industriais

REITs industriais adquirem e administram galpões logísticos, armazéns e fábricas. O crescimento desse setor está muito associado ao avanço do e-commerce. Por estar ligado aos bens básicos de consumo, esse setor tende a permanecer forte durante os anos.

Alguns REITs que possuem fábricas, normalmente seguem o modelo “build to suit”, no qual o imóvel é reformado especificamente para atender as demandas da empresa. Esse tipo de contrato pode ser mais longo e mais forte, mas temos que ficar atentos pois pode demorar mais para achar um novo inquilino para o imóvel.

Segundo o site da NaREIT existem cerca de 14 REITs industriais e alguns exemplos desses são Americold Realty Trust, Duke Realty Corporation, e EastGroup Properties.

REITs de hotel

Esses REITs são especializados em hospedagem, e eles podem possuir hotéis e resorts. Normalmente, esse tipo de propriedade tende a ser muito volátil pois apresenta grandes ganhos quando a economia está forte, mas tem grandes perdas em momentos de crise. Por atender viajantes e turistas, os REITs de hotel têm períodos no qual o faturamento é muito bom, mas quando as pessoas estão com pouco dinheiro, viagens são os primeiros itens que são cortados das suas despesas. Podemos ver isso muito claramente com a crise do coronavírus, no qual os hotéis tiveram que fechar por um tempo, e mesmo depois do lockdown, as pessoas ainda estavam receosas em viajar.

Existem mais ou menos 17 REITs de hotéis, sendo alguns exemplos, Apple Hospitality, Ashford Hospitality Trust, Chatham Lodging Trust.

REITs residenciais

REITs residenciais são muito comuns no mercado Americano. Eles envolvem vários tipos de propriedades, como apartamentos, dormitórios estudantis, casas pré-fabricadas, etc.

Dentre essa modalidade de REIT, existem os que fazem desenvolvimento de novas propriedades e outros que adquirem imóveis para alugar.

Um dos maiores riscos para esse tipo de REIT é a demanda. Quanto mais gente tiver suas próprias casas, menos residências de aluguel vão ser procuradas. Além disso, esse tipo de REIT tendem a ser mais arriscados do que os de escritórios, por exemplo, pois eles lidam com inquilinos com menos dinheiro, geralmente empresas são melhores pagadoras de aluguéis do que pessoas comuns.

Existem cerca de 21 REITs residenciais, dentre eles estão Aimco, American Campus Communities, e American Homes 4 Rent.

REITs de timberlands

Um dos setores bem diferenciados dos REITs é o setor de timberland. Essas empresas investem em terras para a exploração de madeira, além de poderem explorar minerais, petróleo, e outros materiais. REITs de timberlands têm contratos de longuíssima duração e sua taxa de vacância tende a ser baixa.

Como o principal negócio dos inquilinos desses REITs é a venda de madeira, seu lucro está diretamente ligado à demanda dessa commodity.

Existem poucos REITs nessa área, por volta de 4 apenas. Eles são CatchMark Timber Trust, PotlatchDeltic, Rayonier, Weyerhaeuser.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.