michael longmire RhBVoJnRqVg unsplash

 

No livro, O poder do hábito, o autor Charles Duhigg, fala de hábitos angulares, que são hábitos que fazem com que podemos mudar outros hábitos nocivos na nossa vida.

Um exemplo de hábito angular é se exercitar, quando fazemos exercícios, tendemos a tomar mais água, nos alimentar melhor, e sermos mais produtivos no trabalho. 

Para mim, começar a investir foi um hábito angular, como eu coloquei meus primeiros 100 reais em um Tesouro Selic, vários outros hábitos começaram a mudar na minha vida. Eu comecei a perceber como eu estava gastando meu dinheiro, e vi que grande parte estava sendo gasto em coisas que não me faziam bem ou que eu não tirava muito proveito (como taxas bancárias e lanches na cafeteria da universidade). Assim, eu mudei para um banco digital e comecei a levar lanches para a universidade. Dessa forma, eu comecei a economizar mais dinheiro e a comer melhor no meu dia a dia. 

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Além disso, eu comecei a ser bem mais organizada com meu dinheiro. Eu fiz uma planilha no Google Docs e comecei a alimentar a planilha todos os meses, isso também se refletiu em outras áreas da minha vida. Assim, comecei a organizar meu tempo de estudo, as atividades do dia, etc. 

E outro benefício foi que comecei a ter metas. A primeira meta que coloquei em toda minha vida foi economizar 11 mil reais e colocar no tesouro selic. Com essa meta, eu pude dizer não para várias outras coisas que não iriam me levar para a minha meta, e com isso, conseguir juntar esse dinheiro em menos de 1 ano. Depois dessa experiência, comecei a aplicar metas para outras áreas da minha vida, e isso me fez ter bem mais clareza no que eu queria alcançar. E com isso, todas as distrações que apareciam na minha frente eram rapidamente descartadas, e eu consegui atingir minhas metas mais rápido.

Por fim, eu pude me sentir bem mais feliz e realizada, já que eu tinha mais dinheiro, conseguir me focar nas coisas que realmente importava pra mim, estava comendo comidas mais saudáveis, e estava alcançando minhas metas de forma consistente. Dessa forma, posso dizer que investir foi um hábito angular na minha vida já que impactou positivamente em várias áreas diferentes.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.