pessoa contando notas de dinheiro

Por que nunca sobra dinheiro no fim do mês?

 

Já se perguntou por que seu dinheiro nunca sobra no fim do mês? No artigo de hoje vamos dar algumas pistas.

Por que nunca sobra dinheiro no fim do mês?

Muitas pessoas se veem na situação de ter mais dias do que salário no mês. Mas quais seriam os motivos dessa falta de dinheiro

Um dos motivos para isso são compras impulsivas e não necessárias. Elas acontecem em qualquer lugar a qualquer hora. Quando vimos algo que queremos, simplesmente não pensamos e sucumbimos ao nosso desejo imediatista. Essa é uma das atitudes mais difíceis de controlar. Uma coisa que me fazem evitar contas impulsivas é pensar quanto tempo eu levei para ganhar aquele dinheiro. Quando horas do meu trabalho vão embora quando eu comprar o que eu quero comprar. Essa compra vai valer a pena? O prazer que  aquela comprar vai trazer vai marcar minha vida ou vai ser apenas um prazer passageiro? Da próxima vez que você pensar em comprar por impulso, reflita sobre essas questões.

Porém, outra forma que deixamos o dinheiro ir embora são pequenas taxas que se acomulam.  Exemplos dessas são: taxas de transferências bancárias, taxas de delivery  e até taxas de carros de aplicativos.  Essas taxas podem ser facilmente cortadas com um pouco de pesquisa sobre bancos digitais, receitas no YouTube e usando transportes públicos. Pode não ser fácil, mas é possível.

Pagar juros porque não pagou a conta em dia é uma das formas mais bobas de deixar seu dinheiro ir embora. Para isso não acontecer é só colocar um alerta no seu calendário do celular ou, ainda mais fácil, você pode colocar suas contas no débito automático. Não existe maneira mais fácil de economizar esse dinheiro.

Outro ponto delicado a se tocar é a questão do status social. Tentar agradar ou mostrar  que você pode comprar coisas caras para seus amigos e até pessoas que você nem gosta é um problema. Já vi pessoas pedindo empréstimo apenas para ser donos de um novo iPhone. Mas a pergunta é? Você está feliz fazendo todas essas dívidas? Às vezes os esforços para mostrar status é uma cansativa e cara batalha, contra um inimigo que nem mesmo existe.

A falta de educação financeira pode ser o maior motivo que seu dinheiro não está sobrando no fim do mês. Não saber o que fazer com seus ganhos talvez possa ser o motivo que você não está pensando em seus gastos. Quando aprendemos a investir, aprendemos a consumir de forma consciente. E passamos assim a ser donos do nosso dinheiro, e não o inverso.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Conclusão

Não ter respeito pelo dinheiro que você passou tanto tempo para ganhar pode ser a razão da escassez de seu salário. Por isso, da próxima vez que você comprar alguma coisa, pare e pense um pouco no seu esforço.

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.