Análise de ações é um trabalho que exige dedicação. Temos que observar diversas variáveis para conseguir encontrar o melhor ativo. Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre um indicador criado pelo investidor Warren Buffett: owner earnings ou ganhos do proprietário.
Owner earnings: como identificar os ganhos do proprietário
Um bom negócio é simples de se identificar: ele ganha mais dinheiro do que ele gasta. Uma empresa que não gera caixa não tem uma perspectiva muito boa de longo prazo, pois cedo ou tarde ela vai ficar no vermelho.
Warren Buffett tem uma forma simples de identificar se a empresa está lucrativa. Ela chama de owner earnings ou em português “ganhos do proprietário”. Esse indicador é o resultado do lucro líquido mais amortização e depreciação, menos gastos normais de capital.
Os ganhos do proprietário vão mostrar quanto dinheiro cai no bolso do proprietário da empresa. Assim, ele mostra o real valor que o proprietário pode tirar do negócio sem afetar suas operações.
Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.
Buffett primeiramente trouxe essa ideia a público em 1986, na carta para acionistas da Berkshire Hathaway:
“Se pensarmos nessas questões, podemos obter algumas idéias sobre o que pode ser chamado de “ganhos do proprietário”. Este indicador representam (a) ganhos reportados mais (b) depreciação, amortização e alguns outros encargos não monetários, […] menos (c) o valor médio anual das despesas capitalizadas para instalações e equipamentos, etc., necessários para a empresa manter sua posição competitiva a longo prazo e seu volume unitário. Se o negócio exigir capital de giro adicional para manter sua posição competitiva e volume unitário, o incremento também deverá ser incluído em (c)”
Assim, podemos dizer que:
Ganhos do proprietário =
(a) Lucro reportado
+ (b) depreciação, amortização
+/- (b) outros encargos que não em dinheiro
– (c) investimento médio anual em manutenção (CAPEX)
+/- (c) mudanças no capital de giro
Desde esta carta, Buffett tem debatido e explicado mais sobre os ganhos do proprietário. Para efeito de análise, se os “ganhos do proprietário” por ação cresceram a uma média constante de pelo menos 6% ou 7% nos últimos 10 anos, a empresa é uma geradora estável de caixa e suas perspectivas de crescimento são boas.