O que você deveria estar fazendo agora com seu dinheiro

No artigo de hoje, vamos falar sobre o que você deveria estar fazendo agora com seu dinheiro se você quiser ter a vida do seus sonhos no futuro.

O que você deveria estar fazendo agora com seu dinheiro

Recentemente, lendo a biografia de Warren Buffett, me deparei com um fato bem interessante. Aos 21 anos, quando Buffett começou a trabalhar para seu professor e quase ídolo, Ben Graham, Buffett pegava a maior parte do seu dinheiro e investia. Ele fez isso quando ganhava pouco trabalhando para seu pai, e continuou fazendo depois que conseguiu aumentar seu salário na empresa de Ben Graham.

O interessante era que mesmo ganhando sempre mais, o estilo de vida de Warren e sua esposa, Susie, não mudou muito. Warren pegava o metrô para o trabalho e eles moravam em um pequeno apartamento em Nova York.

O dinheiro é seu servo

Warren Buffett via o dinheiro como um servo dele, que trabalhava para gerar mais dinheiro.

Essa informação também me fez lembrar dos ensinamentos do livro Os segredos da mente milionária, na qual o autor T. Harv Eker fala que “A maioria das pessoas associa dinheiro a prazer imediato. Para mim, ele deve ser acumulado para proporcionar liberdade.”

E concordo totalmente, você nunca conseguirá enriquecer se não conseguir guardar pelo menos 10% do seu salário. No livro O homem mais rico da babilônia, o autor usa a metáfora para mostrar que você “dá seu dinheiro” para várias pessoas: o dono da mercearia, o dono da loja de calçados, o dono da loja de roupas, pois ver valor naquilo que eles oferecem, mas se você não usar seu dinheiro para si pagar também, você não está vendo valor no que você faz.

Gaste menos do que ganha

O grande problema aqui é que muitas vezes gastamos tanto quanto ganhamos, e em um pior cenário, gastamos até mais do que ganhamos.

E a solução se divide em duas, ganhar mais para poder investir esse dinheiro extra ou gastar menos para ter acesso a esse excedente.

Se você trabalha em um emprego de 8 horas por dia / 7 dias por semana, ganhar mais pode parecer meio cansativo, pois demandaria mais horas trabalhando. Mas também há a possibilidade de vender algumas coisas que você não usa mais, em site de compra e venda com o OLX.

Se você tiver mais tempo, pode trabalhar de  freelancer nas horas vagas, ou escrever em um blog como esse e integrá-lo ao Google Adsense, ou fazer vídeos para o YouTube. A internet ampliou bastante nosso horizonte de renda extra, é só pesquisar no Google como fazer isso e botar a mão na massa.

Na face do gastar menos, existe a possibilidade de revisitarmos nossos gastas e ver o que realmente nos faz feliz ou o que realmente precisamos.

Talvez pagar Spotify Premium não esteja nesta lista, ou usar muito o Uber, ou comer fora todos os dias, ou até mesmo ter assinatura de TV a cabo.

Outros gastas que achamos que não podemos nos livrar, mas são de simples eliminação são as taxas bancárias e as anuidades do cartão de crédito.

Até a conta da sua internet pode ser negociada se você tirar um momento do seu dia para ligar para a empresa e dizer casualmente que quer cancelar seus serviços.

A lista de corte é muito extensa e se realmente nos dedicamos a revisitar nossos gastos podemos ver várias gorduras facilmente dispensáveis.

Mas qual a porcentagem ideal para poupar?

30% é o valor recomendado por vários especialistas de finanças pessoais. Mas existem pessoas que conseguem poupar 50% ou até 70% do seu salário. Quando mais fugaz você for, mais rápido irá enriquecer e alcançar seus objetivos traçados. O que também é um passo muito importante: traçar seus objetivos.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Traçando objetivos

Pare de ler esse artigo agora e abra um arquivo no Excel. Deixe em branco a primeira coluna e na segunda coloque em ordem: 6 meses, 1 ano, 3 anos, 5 anos, 10 anos, 20 anos e 30 anos. Agora, pare e pense: o que eu quero atingir na minha vida?

Esses objetivos pode ser tanto materiais ou uma experiência,  e eles devem acontecer nos próximos 6 meses, nos próximos anos e daqui a 20 anos e assim por diante.

Em 6 meses, por exemplo, você pode querer comprar uma bicicleta, em 5 anos você pode querer viajar para a Europa, em 20 anos você pode querer se aposentar recebendo apenas os dividendos do seus investimentos. Os objetivos vão depender totalmente de você, dos seus maiores sonhos.

Agora abra outra aba e pesquise quanto dinheiro você vai ter que acumular para chegar nesses objetivos. Pode ser 700 reais para a bicicleta, ou 10 mil reais para a viagem para a Europa. Aqui também vai depender de como você quer aquele bem ou aquela experiência.

De sonho para meta

Ao fazer essa tabela, você acabou de transformar seus sonhos em metas, que você vai ter 6 meses, 1 ano, 20 anos e etc para alcançar. Isso vai fazer com que você tenha atitudes que vão te levar a alcançar essas metas. E ninguém consegue nada sem realizar ações e agir efetivamente.

E a próxima atitude é estudar os modos de multiplicar seu dinheiro. Pois, como diz Warren, “você nunca vai ficar rico (ou alcançar suas metas) sem descobrir um modo de fazer seu dinheiro trabalhar para você.”

Seu dinheiro trabalhando para você

Mas o que fazer com esse dinheiro que você conseguiu poupar?

Simples, coloque ele para trabalhar para você como o Warren Buffett fez e faz até hoje.

Como?

Através de investimentos!

No Brasil existem vários tipos de investimentos a nossa disposição para aumentarmos nosso capital mais e mais.

Se você quer esse dinheiro para alcançar uma meta de consumo ou se vai precisar sacá-lo dentro de meses, a melhor alternativa é a Renda Fixa, mais precisamente CDBs  de liquidez diária com 100 % do CDI ou Tesouro Selic. Fiz um artigo explicando esses investimentos.

Agora se seu plano é viver de dividendos e investir a longo prazo, a melhor saída é a Renda Variável, mais especificamente ações e fundos imobiliários. Esse é um mercado de mais riscos também, por isso esteja preparado para estudar  sobre como ele funciona.

Embora exista essa divisão, um bom investidor deve se utilizar tanto da Renda Fixa quando da Renda Variável, pois essas duas área balanceadas são cruciais para fazer seu dinheiro trabalhar para você da forma mais eficiente possível.

Conclusão

Nesse artigo falamos da importância de fazer seu dinheiro trabalhar para você, e de como ter controle das finanças pessoais é importante para que isso ocorra.

Além disso, falamos sobre quanto se deve investir e da importância de traçar metas de curto, médio e longo prazo.

Gosto do artigo de hoje? Já sabe o que você deveria estar fazendo agora com seu dinheiro? Comente aqui embaixo!

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.