O que é uma análise fundamentalista?

 

No mercado financeiro, existem dois principais modos de analisar uma ação antes de comprá-la: a análise fundamentalista e a análise técnica. No artigo de hoje, vamos falar o que é a análise fundamentalista e quais são seus conceitos mais importantes.

O que é uma análise fundamentalista?

A análise fundamentalista é um método usado por investidores para interpretar os fundamentos da empresa através dos documentos emitidos por ela. Nessa análise, são levados em conta fatores econômicos e financeiros, como a relevância da empresa no setor que ela atua e sua produção de capital. 

Essa análise é feita para identificar qualquer fator que possa interferir no preço da cotação da empresa. Os fundamentos da empresa são analisados para se verificar se o preço da cotação da ação está representando toda a qualidade do negócio. 

Normalmente, a análise fundamentalista é dedicada para estudar ações, mas ela também pode ser usada em derivativos e, no caso do mercado norte americano, também pode analisar bonds, que são títulos de dívida (renda fixa) públicos ou privados. 

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Como aplicar a análise fundamentalista

No mercado acionário, o grande desafio é comprar empresas de qualidade que estejam sendo negociadas por um preço menor do que elas valem. Como Warren Buffett fala, “preço é o que você paga, valor é o que você leva”. Os indicadores fundamentalistas mais utilizados nas análises são:

Dividend Yield: relação entre os dividendos ou proventos pagos pela ação com relação ao valor da cotação.

ROE (Return on equity): retorno sobre o patrimônio líquido. A relação entre lucro líquido e patrimônio líquido, que mostra quanto uma empresa é rentável. 

Liquidez corrente: relação entre ganhos e dívidas da empresa, que demonstra se ela pode pagar suas contas no curto prazo.

EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization): lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Mostra quanto lucro a empresa teve depois de pagar suas obrigações. 

P/VP (Preço/Valor Patrimonial): relação entre o preço da ação na bolsa de valores e o valor patrimonial por ação. Mostra se a ação no mercado está mais cara ou mais barata do que seu preço real.

Existem outros indicadores fundamentalistas, mas aqui queríamos dar apenas alguns exemplos.   

Nem sempre boas empresas que geram bastante valor estão negociadas por um preço justo, às vezes estarão negociado abaixo, outras vezes acima. 

Mas como o próprio Buffett afirma, “é melhor comprar uma empresa maravilhosa por um preço razoável do que uma empresa razoável por um preço maravilhoso”. Ou seja, empresas boas normalmente são empresas disputadas, e quase nunca vão estar muito abaixo do que elas normalmente valem, com exceção de momentos de crise econômica, mas isso não quer dizer que essa empresa não continue sendo boa.

Onde encontrar informações sobre as empresas?

No site da B3, são publicados diariamente vários documentos das empresas listadas na bolsa de valores. Dentre esses documentos estão balanços patrimoniais, demonstrativos financeiros das empresas, fatos relevantes e muitos outros.

Outro lugar onde podemos encontrar essas informações é no site da própria empresa que queremos analisar.

Além disso, existem sites especializados em recolher dados fundamentalistas como o site Fundamentus.

Conclusão 

A análise fundamentalista leva em conta os valores da empresa e com isso busca achar um preço justo para suas ações. Existem vários indicadores fundamentalistas baseados tanto nos aspectos financeiros, quanto nos aspectos econômicos.  

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.