No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é uma stop loss e como temos que ter cuidado em vender ações na baixa do mercado.
O que é stop loss no mercado de ações?
Stop loss é uma venda automática em caso de queda no preço de uma ação. Para colocar uma stop loss em suas ações, o(a) investidor(a) entra em contato com a corretora de valores com qual fez a negociação de suas ações e pré-determina um preço que suas ações podem cair. Se a ação chegar a esse preço, ela é automaticamente vendida.
Por exemplo, Maria comprou um lote de ações do Itaú Unibanco por 37 reais cada. Como ela iria viajar e passar um mês fora, colocou uma stop loss em suas ações de 20 reais. Ou seja, se nesse período as ações de Maria caírem para 20 reais, elas seriam automaticamente vendidas.
Esse mecanismo de stop loss é usado para prevenir grandes perdas.
Porém, ele tem um ponto negativo. Quando compramos as ações de uma empresa, devemos analisar sua estrutura e capacidade de gerar lucro no longo prazo.
Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.
Considerações sobre o mercado
No decorrer dos anos, podem acontecer crises na sociedade que podem abalar o mercado, mas não necessariamente vão mudar a qualidade da empresa em que investimos.
Exemplos desses acontecimentos são escândalos políticos, acordos internacionais que afetam as cotações da bolsa, etc. Ao tomar conhecimento de escândalos políticos, investidores acabam ficando pessimistas e tirando dinheiro do mercado.
Recentemente, houve um exemplo desse fenômeno. Com a delação premiada de Joesley Batista em maio, aconteceu uma grande queda na bolsa de valores brasileira, espelhando o pessimismo dos investidores sobre o crescimento econômico do país.
Entretanto, esses escândalos são passageiros e no longo prazo as bolsas de valores acabam sempre se valorizando mais e mais.
Como o gráfico do Índice Dow Jones mostra, no decorrer da história tiveram vários momentos de crises e incertezas, mas o índice sempre seguiu aumentando.
Segurar as ações em momentos mais difíceis também é uma qualidade de quem pensa no longo prazo, pois o mercado tende a recompensar os otimistas.
Conclusão
O sistema de stop loss é importante para proteção do portfólio dos investidores. Se usado com sabedoria e em momentos certos, pode ser uma segurança a mais para quem investe em ações. Porém, é preciso ter em mente que crises irão acontecer e com o decorrer dos anos o mercado tende a premiar quem é otimistas.
Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!
Obrigada.