sharon mccutcheon dW6dFBoHUu4 unsplash

Um dos termos que podemos encontrar nos balanços patrimoniais das empresas americanas é Goodwill. No artigo de hoje vamos saber mais sobre esse ativo.

O que é Goodwill?

Podemos entender Goodwill como a “reputação” de uma empresa. Quando alguém compra uma empresa, é levado em consideração o preço de todos os bens dela e sua reputação no mercado. Se a empresa tem uma boa reputação, baseada na sua rentabilidade, haverá um valor somado aos seus bens. Assim, ela é avaliada com um valor maior do que de todos os seus bens.

Também podemos entender Goodwill pela seguinte fórmula: 

Goodwill = P- (A-L)

P = Preço de compra da empresa.

A = Valor justo de mercado dos ativos.

L = Valor justo de mercado dos passivos.

 

Se você quiser saber mais sobre como analisar ações, temos um guia completo sobre o assunto.

Goodwill é um ativo intangível, ou seja, ele não tem substância física. Podemos comparar com um imóvel, por exemplo, que tem essência física, ou seja, podemos tocá-lo. 

Goodwill negativo

Goodwill está sempre relacionado a compra de uma empresa. E ele também pode diminuir o preço de um negócio, por exemplo, se uma empresa está passando por um período ruim, um comprador pode adquirí-la por um preço menor do que a soma dos seus ativos.

Um exemplo foi a recompra da WiseUp pelo empresário Flávio Augusto da Silva. Ele havia vendido a empresa para o Grupo Abril por R$ 960 milhões em 2013. Porém, devido a má gestão, a empresa perdeu seu valor de mercado e Flávio Augusto a recomprou por R$ 390 milhões dois anos depois.

Além de está endividada, a empresa sofreu uma perda relevante do seu Goodwill. 

Fatores como rentabilidade, dominância no setor e perenidade contribuem para aumentar a reputação de uma empresa. Por exemplo, a Coca-Cola tem distribuído dividendos a seus acionistas a mais de 50 anos seguidos, além disso, ela ainda continua líder no setor de bebidas, sempre se atualizando segundo a demanda dos consumidores. Por causa disso, sua reputação (Goodwill) no mercado é alta.

Conclusão 

Goodwill está relacionado a compra de uma empresa por outra. Ele vai medir o valor excedente da compra quando somamos todas os ativos e diminuímos todos os passivos da empresa comprada. Um negócio rentável costuma ter um Goodwill alto, já um negócio endividado pode ter um Goodwill negativo. 

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.