blackboard chalkboard communication 355988

 

No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é CDI e como ele é importante para os investimentos de renda fixa. 

O que é CDI?

CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um investimento onde os bancos emprestam dinheiro uns para os outros. No dia a dia dos bancos, eles precisam estar sempre com dinheiro em caixa para que as pessoas possam sacar ou transferir. Para isso, eles pedem dinheiro emprestado para outros bancos em um prazo de 24 horas

Pela duração de uma dia, esse empréstimo entre os bancos é considerado um investimento de curtíssimo prazo. Isso acontece pois o banco central obriga os bancos fecharem o dia com o saldo positivo, logo eles têm que pegar emprestado de outras bancos que tiveram um grande salto no final do dia, ou seja, que tiveram mais depósitos do que retiradas.

Investimentos atrelados aos CDI

Nós investidores não podemos investir diretamente em um CDI, mas podemos comprar investimentos que rastreiem a taxa CDI. A maioria dos investimentos de renda fixa é atrelado ao CDI. Dentre esses investimentos estão:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário) 
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
  • CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários)

 

Assim, uma LCI, por exemplo, pode render 80%, 90%, 100% do CDI. Por variar no decorrer do ano, os investimentos atrelados ao CDI também vão sofrer variação de rendimento. 

O CDI é bem semelhante ao CDB, a única diferença é que apenas bancos podem praticar esse tipo de investimento, ao passo que o CDB é usado por investidores pessoas física, como eu e você, para emprestar dinheiro aos bancos e ganhar como esse empréstimo. A duração desses investimentos também é diferente, o CDI tem duração de um dia, enquanto os CDBs podem durar 1, 2, 3 anos ou mais.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

CDI e Taxa Selic

O rendimentos do CDI é bem parecido com o da taxa Selic, que é a taxa que comanda toda a economia brasileira. Essa semelhança acontece pois os bancos precisam emprestar dinheiro a uma proporção que eles possam ganhar investindo em títulos do governo (como o tesouro selic).

Uma das poucas diferenças entre o CDI e a taxa Selic é que o CDI está constantemente mudando de mês a mês e a taxa Selic é decidida pelo Banco Central tendo pouca mobilidade.

Essa diferença é mais clara observando os gráficos do CDI e da taxa Selic. O CDI é mais volátil mas sempre gira em torno da taxa Selic. 

o que é CDI
Variação do CDI

A taxa Selic é mais estável e tende a ser mudada em intervalos de tempo bem maior que o CDI.

o que é CDI
Variação da taxa Selic

Conclusão 

A porcentagem do CDl é a taxa que os bancos utilizam para emprestar dinheiro uns para os outros. Ela também é uma grande referência de rentabilidade para investimentos de renda fixa, como CDBs, LCIs, LCAs, etc.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.