ethereum g3e5e6e2ed 640

Ethereum é a segunda maior criptomoeda no mercado, só perdendo para o pioneiro Bitcoin, que foi o responsável por criar todo esse sistema. Mas o Ethereum veio para consertar muitos dos defeitos da moeda pioneira. No artigo de hoje vamos saber o porquê.

O que é Ethereum?

A Ethereum é uma plataforma descentralizada criada em 2015. Seus idealizadores eram entusiastas do Bitcoin, mas viram que poderiam ser feitas mais coisas com a blockchain. A grande revolução do Bitcoin foi a criação da Blockchain, que basicamente é uma maneira de transferir dados entre pessoas sem que essas informações se dupliquem. Antes do Bitcoin, quando mandamos um arquivo para outra pessoa por email, era criada uma cópia desse arquivo para nós e para a pessoa que recebia o email. A blockchain permitiu a transferência de usuário para usuário sem haver essa cópia e além disso, tornou essa transferência pública, logo, todos os usuários da blockchain poderiam ver todas as transações que ocorriam. 

O principal objetivo do Bitcoin era descentralizar o dinheiro, pois através da blockchain, não precisaríamos mais de um banco, ou seja um órgão central, para validar nossas transferências, a rede faria isso. Já que cada computador, também chamado de nós, teria uma cópia de todas as transações feitas desde o começo do bitcoin. 

Os criadores do Ethereum, entretanto, pensaram que poderia usar a blockchain para criar mais coisas descentralizadas, foi assim que nasceu a rede e seus contratos inteligentes. Logo, dentro da rede Ethereum, é possível fazer bem mais coisas do que enviar dinheiro de uma pessoa para outra. Por meio dos contratos inteligentes é possível fazer trocas de posses entre duas pessoas, como se fosse um contrato normal. Além disso, esses contratos não permitem nenhuma modificação, logo os termos que são firmados no começo do contrato, perduram para sempre.

Assim, como um contrato de uma casa, podemos fazer um contrato para vender um bem para alguém usando a Ethereum, como acontece com os NFTs.

A moeda da Ethereum

Dentro da Ethereum temos uma moeda que é chamada de Ether. Assim, podemos transferir essa moeda de uma pessoa para outra, e também podemos usar o Ether para criar os contratos inteligentes, ou seja, é preciso pagar para criar os contratos, como fazemos com os contratos físicos.

Ethereum é um bom investimento?

Embora a tecnologia dos contratos inteligentes seja muito apreciada pelos desenvolvedores, a Ethereum não é a única rede de criptomoedas que faz isso. Outras criptomoedas como a Solana, Avalanche e Cardano também rodam contratos inteligentes e ainda de forma mais eficaz. 

Quando se trata de criptomoedas, estamos pisando em um solo muito novo, e ainda não sabemos qual vai ser o futuro dessa tecnologia. Por isso, eu pessoalmente não invisto em Ethereum, mas acompanho de perto o desenvolvimento desse mercado pois nele podem ocorrer muitas evoluções importantes para nossa economia.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.