tim mossholder 0zRt0bQysMw unsplash

 

Constantemente podemos ver no mercado notícias sobre empresas que estão voltando a ser privadas, tempos depois que elas fizeram sua oferta inicial na bolsa de valores (IPO). Nos Estados Unidos, isso é muito comum, principalmente com empresas de pequeno e médio porte. Mas o que acontece com as ações dessas empresas quando elas voltam a ser privadas? 

Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.

Esse processo de voltar a ser uma empresa privada ocorre quando um grande investidor compra a maior parte das ações de uma empresa, normalmente quando esse investidor vê uma oportunidade naquele investimento. 

Quando isso acontece, esse investidor tenta comprar as ações dos outros investidores menores, e normalmente esse preço oferecido é maior do que o preço em bolsa.

Um exemplo de empresa que fez isso foi a Dell, a empresa de computadores teve seu IPO em 1988 e várias pessoas puderam comprar ações com o ticker DELL, mas em 2013, seu fundador, Michael Dell, decidiu tornar a empresa privada novamente para conseguir fazer mudanças estruturais mais profundas sem precisar responder à acionistas majoritários. A empresa também viu seus lucros caírem bastante de um ano para o outro. Na época, a compra das ações foi feita (Buyout), e ela se tornou privada, mas atualmente, a empresa voltou a ser pública e suas ações são negociadas na bolsa de valores de Nova York.

Assim, não há motivos para se preocupar quando ocorre esse tipo de movimento, pois na maioria das vezes, conseguimos vender nossas ações a um preço melhor do que o do mercado.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.