Logo do Mcdonalds

O McDonald’s é uma das maiores empresas americanas do setor alimentício. Suas ações pagam dividendos crescente a mais de 25 anos. No artigo de hoje vamos ver se o McDonald’s está na B3.

O McDonald’s está na B3?

O McDonald’s é negociado na bolsa de valores de Nova York com o ticker MCD. A empresa que foi fundada em 1940 com base em Illinois, hoje é uma das maiores redes de fast food do mundo.

Investidores brasileiros podem virar acionistas do McDonald’s comprando BDRs na empresa aqui no Brasil. 

BRDs

BDRs (Brazilian Depositories Recipientes) são direitos de ações internacionais que podem ser negociadas na bolsa de valores brasileira. 

As BDRs, embora tenham lastro de ações, não são necessariamente isso. Elas funcionam como um fundo de investimentos utilizado por investidores brasileiros para obter exposição ao mercado estrangeiro investindo seus recursos através da B3.

BDR do McDonald’s 

A BDR do McDonald’s é negociada com o ticker MCDC34.

Ela é uma BDR não patrocinada de Nível I, ou seja, a empresa americana não patrocinou a entrada de suas ações no mercado brasileiro. Em vez disso, suas ações foram adquiridas pelo Banco B3 S.A., que agiu como a instituição depositária que estruturou as BDRs do McDonald’s. Logo, a companhia fica dispensada de registro na CVM – órgão regulador do mercado de capitais brasileiro.

Essas BDRs representam ações ordinárias da empresa, também chamada de Common Stocks. Essas ações são mais comuns no mercado e dão aos investidores todos os direitos acionários, até o de votar em assembleia. 

Importante lembrar que quem compra BDRs pode sim votar nas assembleias das empresas americanas.

O fator de proporção das BDRs do McDonald’s é de 1 ação do empresa para cada 4 BDRs. 

Lembrando que o lote padrão para a compra e venda de BDRs é de 10 unidades. 

Por ser uma BDR não patrocinada, esse ativo acaba tendo alguns pontos negativos, como: apenas investidores qualificados podem adquirir essas BDRs, ou seja, apenas investidores que tenham mais de 1 milhão em investimento ou algum certificado do mercado financeiro.

Também podemos investir no McDonald’s abrindo uma conta diretamente no exterior.

Tenho um livro completo ensinando o passo a passo para começar investir nos Estados Unidos.

Conclusão 

Muitas vezes, BDRs acabam sendo instrumentos pouco acessíveis para o pequeno investidor. Esses ativos são direcionados para investidores com um patrimônio maior. Investir diretamente no exterior pode ser uma maneira mais democrática de se expor ao mercado americano. 

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.