Mulher pulando entre duas rochas

O objetivo principal de investir não é ganhar mais dinheiro que a média, mas ganhar dinheiro suficiente para atender às suas próprias necessidades.

A melhor maneira de você descobrir se é um(a) investidor(a) de sucesso é observar sua vida e perceber se você está atingindo seus planos financeiro. Ao longo do caminho, você está construindo hábitos de consumo que vão lhe ajudar a acumular mais riqueza. Investir não é uma corrida para ver quem chega na frente, mas é uma competição contra você mesmo(a), onde seu único objetivo é alcançar a linha de chegada, não importa quanto tempo isso leve.

Como Jason Zwieg afirma “um investidor defensivo corre – e vence – a corrida apenas ficando quieto.” Para um investidor de sucesso, o que você não faz é tão importante quanto o que você faz. 

O importante aqui é conhecer qual seu perfil de investidor, pois o maior risco está dentro de nós e não no mercado. Quanto de volatilidade você está confortável de encarar, é bem mais importante do que sua idade ou quanto você recebe de salário.

Falo de idade, pois existe uma forma difundida no mercado de “aconselhar” quando em renda variável uma pessoa deve ter baseada na idade. É dito para subtrair sua idade por 100, e o resto é a porcentagem que você deve colocar em renda variável. Assim, um jovem de 20 anos, tecnicamente teria que manter aportado 80% do seu dinheiro em renda variável.

Porém, se esse jovem tivesse em seus planos fazer um intercâmbio daqui a 1 ano. O mais certo não seria colocar suas economias em renda fixa, já que ele pretende fazer uma retirada tão cedo?

Por outro lado, Warren Buffett, um senhor de mais de 80 anos deveria ter menos de 20% do seus investimentos em renda variável. Entretanto, seu portfólio consiste em sua maioria de ações.

Por isso que o perfil de investidor é mais importante do que a idade. Porém você pode afirmar: mas eu ganharia mais se investisse tudo em ações!

Bem, não se você entrasse em pânico em uma queda brusca do mercado e vendesse toda sua posição com prejuízo. Dormir tranquilo é melhor do que pensar em rendimentos hipotéticos.

Como Sócrates nos lembra: “conhece-te a ti mesmo”!

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.