pickawood gf8e6XvG 3E unsplash

Uma das dúvidas de quem começa a investir na bolsa é sobre o pagamento da DARF. No artigo de hoje vamos responder o que acontece se o imposto a pagar for menor do que 10 reais.

O que é a DARF?

A DARF é o documento que geramos para pagar o imposto de renda. Assim, quando vendemos um Fundo Imobiliário ou um ETF com lucro, temos que calcular o imposto a pagar, e gerar um boleto no site da Receita Federal e pagar esse imposto até o último dia útil do mês seguinte à nossa venda. Esse boleto é justamente a DARF (Documento de Arrecadação de Tributos Federais).

O que acontece com impostos a pagar menor do que 10 reais?

Quando vendemos um investimento e o valor do imposto a pagar for menos do que 10 reais, não precisamos pagar essa DARF. Mas temos que guardar esse valor para a próxima vez que vendermos outros ativos, até que o valor a pagar for igual ou maior que 10 reais.

Por exemplo, vendi cotas de BOVA11 e calculei que o valor do imposto a pagar é 5 reais. Nesse caso, não preciso pagar a DARF naquele mês. Mas três meses depois, vendi mais cotas de ETF, com um valor de imposto de 8 reais. Dessa vez, tenho que somar os 5 reais com o 8 e pagar uma DARF de 13 reais. 

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Mas será que existe uma data de validade para esse “valor guardado”? Se você não quiser ter problemas com a receita federal, sempre pague esse valor. Assim, não importa se tiver passado alguns meses, anos ou décadas, sempre some esse valor, com o valor do novo imposto a pagar e adicione ele na sua DARF. 

Esse pequeno ato vai prevenir você de qualquer dor de cabeça com a receita federal e não vai prejudicar seus investimentos.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.