bruce mars xj8qrWvuOEs unsplash

Pode parecer contraintuitivo, mas um pouco de “ignorância seletiva” é essencial para sermos bons investidores. 

Digo isso pois um dos maiores defeitos de nós seres humanos é que observamos muito o que as outras pessoas estão fazendo. Esse instinto vem dos tempos antigos, quando vivíamos em pequenas tribos e precisávamos seguir nosso grupo quando alguém saía correndo, pois provavelmente haveria uma situação de perigo. Hoje, não temos mais os mesmos problemas da época das cavernas, mas nossos genes foram passados de geração em geração. Assim, podemos dizer que temos um sistema super pré-histórico, em um ambiente futurista. 

Por causa desse gene, podemos ver o famoso “efeito manada”. Vi isso em primeira mão em 2021, quanto todo mundo queria comprar NFTs para ganhar muito dinheiro, mas não sabiam nem o que era um NFT. O que, como já sabemos, leva muitas pessoas a perder dinheiro. 

Mas nosso desejo de participar do grupo também cria outro fenômeno, chamado de FOMO (a sigla em inglês para Medo de Ficar de Fora) e aí entra nossa dieta de informações reduzida. Como bons investidores de longo prazo, estamos criando uma carteira para nos gerar renda para os próximos 40, 50 anos. Saber quais ações ou fundos imobiliários caíram hoje, ou se a taxa Selic aumenta ou diminui, além de ler o que o Elon Musk acha do Bitcoin essa semana, não vai nos ajudar muito na nossa jornada de investimentos. Esse tipo de informação não traz conhecimento, eles são apenas fatos que ocorrem no dia a dia. Nosso trabalho é encontrar empresas e fundos que possam passar por momentos difíceis e que em momentos de fartura, possam lucrar o máximo possível. 

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

É por isso que eu não leio ou assisto notícias sobre investimentos. Meu tempo vai todo para aprender os fundamentos, como analisar uma empresa, o que faz um fundo imobiliário manter sua renda crescente, por que é importante investir no exterior. Esse conhecimento base é o antídoto para se curar do efeito manada e do medo de ficar de fora. No fim, seus investimentos devem atender às SUAS necessidade, e elas serão diferentes das necessidades das outras pessoas.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.