Cartão de crédito melhor

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cartão de crédito pode ser uma ferramenta bastante eficaz para controlar gastos e acompanhar quanto você pode gastar no mês.

Mas para que isso ocorra, devemos fazer uma série de escolhas que vão nos permitir usar essa ferramenta de uma forma mais eficaz.

No artigo de hoje, vou listar 3 escolhas importantes para quem não quer virar vítima do cartão de crédito.

Escolha n° 1: procurar um cartão de crédito sem anuidades

Um grande gasto que nós brasileiros temos é pagar anuidade no cartão de crédito. Mas saiba que esse é um gasto totalmente desnecessário e que com um pouco de pesquisa podemos economizar muito. Hoje, existem vários cartões de crédito sem anuidade, como Nubank, Digio, Banco Inter, etc. O melhor desses cartões é que além de não cobram anuidade, eles também oferecem um aplicativo que informam todos os gastos do mês.

Aos olhar para o App e ver quais foram os gastos do mês, podemos identificar onde estamos gastando mais. Alguns exemplos de exageros que podemos fazer no cartão de crédito pode ser gastar muito em restaurantes ou em aplicativos de delivery de comida ou mesmo compras no shopping ou lojas online.

Com um pouco de motivação e foco claro no seu objetivo de poupar mais, esses deslizes podem ser cortados. Um dica de gosto muito de usar é colocar meus objetivos de curto, médio e longo prazo no papel para me deixar mais focada nos meus gastos diários. Ao escrever os objetivos e deixar o papel a vista, fica mais fácil para se lembrar porque está fazendo aquela economia.

Escolha n°2: acertar um limite de gastos para o cartão

Para ter sucesso com suas finanças pessoais a fórmula é simples: gaste menos do que você ganha.

Por isso, para decidir quanto você deve ter de limite no cartão de crédito, você deve olhar para quanto você ganha e limitar seus gastos aí.

Para ter um controle melhor dos seus gastos, é importante usar o cartão de crédito para todos seus gastos dos mês: com supermercado, roupas, farmácia, padaria, restaurantes e etc. Assim, você vai poder enxergar na fatura do cartão quais são os lugares que você está mais gastando.

Um exemplo desse cenário é: 

Atualmente você está recebendo o salário de 2 mil reais. Para conseguir pagar todos os seus gastos do mês pelo cartão de crédito você contabilizou que 800 reais é um bom valor. Desse modo, você vai no App do seu cartão de crédito e ajusta seu limite para 800 reais. Assim, você terá apenas aquele montante para gastar.

Fica o lembrete aqui que você não vai pagar contas de água, luz, internet e aluguel no cartão.

A facilidade que os aplicativos de cartão de crédito oferecem para aumentar ou diminuir o limite de compras pode ser uma faca de dois gumes. É fácil baixar, mas também é fácil aumentar seu limite. Então, tente evitar essas mudanças constante e fique de olho nos seus objetivos.

Escolha n°3: cortar gastos desnecessários

A partir da observação das faturas do cartão,  você poderá cortar alguns gastos que considera desnecessários. Por exemplo, quando comecei a usar o cartão de crédito para tudo, notei que a maioria dos meus gastos estava em comer fora. Depois que observei esse padrão, comecei a cozinhar mais em casa e aprender a fazer meus pratos favoritos.

Essas pequenas escolhas me fizeram economizar metade do que eu estava gastando antes no cartão.

Para você pode ser outra coisa, como ir muito a lojas ou ao cinema, ou até mesmo usar com bastante frequência o Uber ou 99pop. O importante é identificar excessos e ir cortando.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Outra alternativa: as vantagens de pagar em dinheiro vivo

Apesar de todas essas considerações sobre o cartão de crédito, já foi comprovado cientificamente que quando pagamos em dinheiro tendemos a gastar menos. Isso ocorre pois existe uma espécie de “dor da perda” quando nos livramos de notas de dinheiro, principalmente as mais altas como a de 50 e 100 reais.

Normalmente, notas de 100 reais costumam a ficar mais tempo em nossas carteiras ou bolsas do que notas de 10 reais. Por isso, se conhecer primeiro é a melhor estratégia para estruturar um planejamento financeiro. Se não conseguir se controlar, mesmo com os objetivos no papel, opte por usar dinheiro em vez de cartões. 

Para mim é muito mais prático usar o cartão de crédito, pois consegui estruturar meu limite saudável de compras e seguir meu plano a risca. Além disso, esse método me permite mandar o dinheiro do meu salário direto para a corretora assim quando recebo. Fazendo com que eu não gaste esse dinheiro e ele já comece a trabalhar para mim desdo dia em que ele cai na minha conta.

Conclusão

O cartão de crédito pode ser a melhor ferramenta de controle das gastos, ou seu pior inimigo. Mas a única pessoa que pode decidir isso é você mesmo(a). Então, escreva suas metas e comece a colocar em prática seu plano para poupar mais dinheiro e ter uma vida com mais realizações.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.