Site icon Super Econômica

Minimalismo Financeiro

Cinco vasos de planta enfileirados

 

Ter dinheiro não é tão difícil assim. A única coisa que você tem que fazer é se planejar e seguir seu plano. E para seguir, esse plano não precisa, nem deve, ser complicado. Quando mais simples é seu plano, mais fácil de seguir.

A primeira coisa que você deve ter na cabeça é que você não precisar ter muito dinheiro para começar a organizar sua vida financeira. Você pode ser estagiário(a) ou ganhar um salário mínimo, não importa. É fácil ter mais dinheiro. Tudo que você deve fazer é simplificar.

Muitas pessoas tendem a não fazer o controle financeiro de sua vida pois acham que é difícil. Afinal, é muito raro termos conversas em família sobre dinheiro e como administrá-lo. O único momento que ouvimos alguém da nossa família falar sobre dinheiro é quando essa pessoa está sem dinheiro. Ou ainda quando alguém quer dinheiro para fazer uma compra por impulso. Esse é o momento que ouvimos as pessoas próximas falarem sobre dinheiro.

Mas dinheiro não precisa ser um tabu.

Normalmente, temos medo ou buscamos fugir daquilo que não conhecemos. É por isso que muitas pessoas não conhecem muito bem as formas que temos para administrar melhor nosso dinheiro. Muitas vezes até ouvem falar um alguns termos como “tesouro selic” ou “bolsa de valores”, mas tudo isso parece ser muito complicado.

É por isso que proponho um olhar mais simples sobre como cuidar das finanças. É aqui que entra o minimalismo.

MINIMALISMO

Minimalismo é a filosofia que busca ter mais qualidade de vida com menos coisas. Esse modo de viver busca criar mais liberdade de escolha e tornar nossa vida mesmo amontoada. A ideia é ter apenas o que realmente nos faz feliz.

Também vejo o minimalismo como um grande alertar contra a cultura do consumo. Um comportamento que afeta muito nossas finanças. Pois, o que determinar mesmo quanta riqueza vamos acular na vida não é o que nós ganhamos, mas sim, o que gastamos.

Mas para mim, o minimalismo é aplicado nas escolhas que podemos fazer. Por exemplo, uma situação fica mais complexa devido a quantidade de escolhas que fazemos. Se algo precisa de muitas escolhas para acontecer, logo essa é uma situação complexa.

Por outro lado, se precisamos fazer apenas uma ou duas decisões, a situação fica mais fácil de ser entendida. É por isso que tanta gente investe na poupança. Quando colocamos nosso dinheiro lá só precisamos fazer uma decisão: quanto dinheiro vamos transferir para a poupança.  Não há nenhuma complexidade nisso, não precisamos entender sobre nenhum termo financeiro. A única coisa que precisamos entender é quando colocamos dinheiro na poupança, ele vai está rendendo todo o mês. 

É por isso que 65% dos brasileiros guardam dinheiro na poupança. Porém, o que eu e você já devemos saber é que a poupança é uma péssima opção de investimento, pois no longo prazo dinheiro colocado lá vai comprar menos coisas do que ele poderia comprar hoje.

Então qual a solução para evitar fazer muitas escolhas, logo evitar complexidade e aumentar nosso poder de compra no decorrer dos anos?

É aí que entra o planejamento simplificado. É bem mais fácil seguir algo já pré-determinado. Isso evita que façamos decisões de forma rápida e sem o devido tempo para reflexão.

PLANEJAMENTO

A maioria das escolhas que fazemos de forma rápida é devorada de nossas emoções. Não podemos escapar disso, afinal é uma herança genética que vem desde os tempos das cavernas. 

Quando nossos ancestrais eram encurralados por algum animal selvagem, não havia muito tempo para passar na melhor estratégia para sair daquela situação. Eles apenas agiam por instinto. 

Muitos desses instintos de sobrevivência ainda continuam conosco hoje em dia. Assim, não podemos controlar o que acontece conosco, mas podemos controlar o que fazemos com relação ao acontecimento.

Um planejamento é como um script que vai lhe dizer: tudo bem, isso está acontecendo, agora o que eu posso fazer para agir da melhor maneira nessa situação.

Dessa forma, você acaba criando uma série de possíveis respostas para cada situação que você venha a encarar. Mas, o ponto aqui é deixar essas respostas o mais simples possível que seja fácil segui-las.

Da mesmo forma que o minimalismo prega que não precisamos de uma casa lotada de objetos para sermos feliz. Também podemos pensar que não precisamos de muitas decisões para sermos feliz.

Escolha um investimento para a reserva de emergência. Outra para suas metas de curto prazo. Outro para a aposentadoria. E assim por diante.

Na maioria das vezes, menos é mais.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Exit mobile version