jinyun xBuu23uxarU unsplash

 

Investir nos Estados Unidos já proporciona uma grande diversificação, mas quando já temos um patrimônio considerável em ativos americanos, podemos expandir nossos horizontes de investimentos para outros países. Mas uma das grandes vantagens de ter conta em uma corretora americana é que podemos acessar empresas de quase todos os países do mundo usando essas corretoras. 

A forma mais fácil de ter essa exposição é através de ETFs que investem fora dos Estados Unidos, os chamados ETFs globais ex-U.S. No artigo de hoje vamos conhecer os maiores deles.

IXUS (iShares Core MSCI Total International Stock ETF)

Atualmente, o maior ETF global é o IXUS, o iShares Total International. Ele investe nas grandes, médias e pequenas empresas de vários países do mundo, incluindo o Brasil.

O fundo tem mais de 4 mil empresas em sua composição, e essas empresas estão principalmente no Japão, China e Reino Unido. O IXUS tem grande exposição a empresas líder de mercado, como a Alibaba, gigante do e-commerce chinês, além da sul-coreana Samsung. 

A taxa de administração é 0,09% e sua distribuição de dividendos acontece duas vezes no ano, em julho e dezembro.

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

ACWX (iShares MSCI ACWI ex U.S. ETF)

O segundo maior ETF também é um iShares, o ACMX. Esse fundo vai focar apenas em empresas de grande e médio porte fora dos Estados Unidos. Ele é bem menos diversificado do que o outro fundo da casa, com 1903 empresas. Ainda é um número bem considerável se comparado a outros ETFs.

O ACWX vai ter a mesma colocação de grandes empresas no seu portfólio do que o ACWX, contendo Taiwan Semiconductor, Alibaba, Tencent, Nestlé e Samsung. E a sua diversificação por países também é a mesma, com grande exposição ao Japão, China, e Reino Unido. Mas sua taxa de administração é um pouco maior, 0,32%. 

O ACWX também faz distribuições de dividendos semestrais.

VSGX (Vanguard ESG International Stock ETF)

Por fim, vamos ter o VSGX, maior ETF da Vanguard que investe em empresas fora dos Estados Unidos. Ele também vai ter exposição a empresas de vários tamanhos, com grande exposição a países Asiáticos e Europeus.

O fundo tem 5187 empresas em sua composição, mostrando sua grande diversificação. Mas sua exposição é praticamente a mesma dos outros ETFs, com grande participação em Alibaba e Samsung. E como os outros, tendo bastante exposição ao Japão, China e Reino Unido.

Sua taxa de administração é de 0,15%, ficando atrás do IXUS nesse quesito. Porém, a sua distribuição de dividendos é trimestral.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.