warren buffet

 

Quais são as regras de ouro que Warren Buffett utilizou para ser um dos investidores mais ricos do mundo? No artigo de hoje vamos ver 3 qualidades de Buffett.

Sempre economize

Warren vem de uma família de classe média em uma cidade no meio dos Estados Unidos. Seu pai trabalhou como político e também como corretor na bolsa de valores.

Uma das características que se mostrou desde cedo foi a capacidade de Buffett para economizar dinheiro. Em sua infância, ele fazia pequenos trabalhos na mercearia do seu avô e depois ele começou a entregar jornais de porta em porta. Todo o dinheiro que o jovem Buffett adquiriu ele guardava. No começo, ele fazia isso pelo simples fato de colecionar as moedas de ganhava, mas com a ajuda do seu pai, ele conseguiu usar esse dinheiro para comprar uma participação em uma fazenda da região. Esse foi seu primeiro investimento.

Logo, o hábito de economizar ficou cada vez mais forte. E esse foi o primeiro pilar de Buffett para construir a sua fortuna.

Pensar no longo prazo

Buffett sempre acreditou que iria ser rico. Ele sempre pensou a longo prazo e sabia esperar quando necessitava. Primeiramente, um hábito que ele tinha, era investir os dividendos que recebia das empresas. Em sua biografia podemos ver que ele e sua família moravam em um pequeno apartamento em Nova York, mas Buffett já recebia cheques como dividendos e mais de 1000 dólares. Na época os dividendos eram pagos com recibos.

Buffett só foi comprar sua casa quando tinha mais de 1 milhão de dólares investidos. A casa que ele comprou é onde ele vive até hoje, no subúrbio de Omara, a cidade onde nasceu.

Manter a calma

Buffett estava sentado em um restaurante de fast food quando viu a notícia que o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, tinha sido assassinado. 

Nesse momento, as pessoas começaram a ficar desesperadas e a bolsa de valores imediatamente caiu 2,8% enquanto os investidores estavam desesperados para tirar seu dinheiro do mercado. O caso foi tão grave que as negociações na bolsa pararam por 40 minutos.

Todos achavam que estavam sob ataque dos soviéticos, pois o assassinado aconteceu no meio da guerra fria. 

Porém, Buffett simplesmente ficou assistindo o noticiário sem tirar um dólar dos seus investimentos.

Quer aprender os 10 passos para ficar rico? Temos um livro que vai te ensinar o caminho!

Manter a calma em momentos de estresse pode parecer fácil, mas demanda muito autocontrole. E é uma coisa que nós investidores temos que desenvolver com o tempo. Sempre continuando investindo e tendo em mente que o mercado sempre tende a se recuperar com o tempo.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.