Vários prédios

Fundos Imobiliários (FIIs) são ativos de renda variável com foco no setor Imobiliário.

No artigo de hoje vamos ver 7 motivos de porquê investir em FIIs vale a pena.

Investir em FIIs vale a pena?

Dividendos mensais

Por lei, os FIIs devem distribuir 95% da sua renda para os cotistas. Essa obrigação é semestral, mas ficou convencionado no mercado a distribuição mensal. Assim, ao investir em FIIs, estaremos recebendo dividendos todo o mês na conta da corretora.

Distribuem mais dividendos que as ações

Por causa da lei dos 95% de distribuição, os FIIs costumam pagar mais dividendos que as ações. Além disso, no mercado acionário não existe uma previsibilidade no pagamento de dividendos. As empresas pagam esse provento quando elas querem.

Menor valor de entrada

Outro contraponto com o mercado acionário é que os FIIs são negociados em unidades, e fica mais fácil comprar e vender esses ativos.

Ações são negociadas em lotes de 100 no mercado comum, apenas no mercado fracionário que podemos comprá-las em unidade, porém este mercado é menos líquido.

Atualmente, existem FIIs que negociam por menos de 10 reais.

Liquidez

O mercado de FIIs é muito mais líquido do que o mercado de imóveis. Assim, fica bem mais fácil comprar e vender cotas de FIIs do que investir diretamente em imóveis.

Atualmente, com o mercado em expansão, grande parte dos FIIs negociam diariamente nos pregões da B3.

Contratos se ajustam a inflação

A revisional é um aumento ou diminuição do aluguel de acordo com a inflação. Nos FIIs, existem revisionais periódicas e os contratos dos inquilinos são ajustados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Logo, nossa renda tende a está salva da inflação. 

Garantia do imóvel

É muito raro um FII deixar de existir, porém se por acaso isso ocorra, ainda há um imóvel como ativo daquele fundo. Dessa forma, se um FII “falir”, os imóveis que compõem a carteira do fundo serão vendidos e os cotistas terão seu patrimônio de volta proporcional ao número de cotas que possuíam. Então, na pior das hipóteses, não tem perigo de ficar sem nada nesse mercado.

Facilidade de encontrar informações

Encontrar informações sobre FIIs é muito fácil atualmente. Podemos ler os relatórios gerenciais e os fatos relevantes que os gestores publicam no site da B3 para saber tudo sobre os fundos.

Além disso, existem sites de análise gratuito que podemos usar para fazer melhores decisões, como:

https://www.fundsexplorer.com.br/

https://fiis.com.br/

https://www.clubefii.com.br/

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um guia completo sobre o assunto.

Conclusão 

Investir em FIIs vale a pena para quem quer renda constante e crescimento compreensível. Mas é importante dizer que investir em FIIs não excluir o investimento em outros ativos, como ações e renda fixa.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.