tyler franta iusJ25iYu1c unsplash

Para começar, vamos falar sobre os investimentos de renda fixa. Eles são investimentos que a gente já sabe quanto a gente vai receber de retorno quando investimos neles. Um exemplo de investimento de renda fixa é a poupança, quando colocamos nosso dinheiro lá, sabemos que todo o mês ele vai render um pouco. Mas a poupança é o investimento de renda fixa que menos rende, se quisermos ter maiores ganhos precisamos acessar outros investimentos.

O CDB é um exemplo de investimentos de renda fixa, a sigla CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Esse investimento é um empréstimo que fazemos ao banco, em troca de mais dinheiro. Assim, emprestam esse dinheiro por um tempo, para que depois o banco devolva ele junto com os juros do empréstimo.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Outro exemplo de investimentos de renda fixa são as LCIs e LCAs. A LCI é a Letra de Crédito Imobiliário e a LCA é a Letra de Crédito do Agronegócio. As duas são bem parecidas, pois são empréstimos que nós fazemos ao banco, e esse dinheiro vai ser destinado para as áreas imobiliárias e agrícolas. Como esse dinheiro beneficia a sociedade como um todo, já que mais propriedades e mais fazendas melhoram nossa vida, o governo não cobra imposto sobre as LCI e LCAs. Assim, diferente do CBD que temos que pagar imposto sobre o que ganhamos, quando investimos em LCIs e LCAs, não é descontado nenhum imposto sobre nossos ganhos. Dessa forma, na maioria das vezes, acabamos ganhando mais quando investimentos em LCIs e LCAs.

 O quando vamos receber de retorno vai depender das taxas. A principal taxa da economia é a taxa SELIC, que significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Ela é uma taxa definida pelo nosso banco central para tentar estabilizar nossa economia. A taxa SELIC serve para controlar a inflação, que é o aumento de dinheiro em circulação, que causa o aumento dos preços. Por exemplo, agora depois da crise do coronavírus, podemos perceber que o preço dos produtos nos supermercados aumentaram, isso acontece porque a inflação está alta. Aqui no Brasil, a inflação é medida pelo IPCA, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Assim, quando a inflação aumenta, contabilizada pelo IPCA, o governo aumenta a taxa SELIC para controlar essa inflação. 

Tanto a taxa SELIC, quanto o IPCA servem para dizer quanto um investimento vai render. Assim, é dito que esse investimento é atrelado ao IPCA, assim ele vai render quantos por cento o IPCA está. Outro índice importante é o CDI, que é o Certificados de Depósitos Interbancários. Ele é usado pelo bancos para precificar os investimentos de renda fixa, como o CDB, as LCIs e as LCAs. O CDI segue a taxa SELIC, a única diferença é que a taxa SELIC é definida pelo governo e o CDI é definido pelos bancos, mas os dois sempre andam juntos. Assim, quando a taxa SELIC aumenta, o CDI também aumenta. 

Por fim, temos o FGC que é o Fundo Garantidor de Créditos. A maioria dos investimentos de renda fixa possuem uma garantia, assim caso o banco que a gente emprestou dinheiro falir podemos receber nosso dinheiro de volta. Esse seguro é o FGC. O limite desse seguro é de R$ 250 mil por banco e por CPF. Assim, se você tiver investimentos em 3 bancos ou corretoras diferentes, você tem uma garantia de até R$ 250 mil em cada um deles. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.