Site icon Super Econômica

Glossário do mercado de ações

reading 4858795 1920

Conheça os principais termos do mercado de ações

Glossário mercado de ações

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Ações: pequenas frações de uma empresa que podem ser compradas na Bolsa de Valores.

Análise técnica: busca analisar investimentos observando os movimentos do mercado, para isso são observados os movimentos dos preços e o volume de negociação para encontrar oportunidades de compra.

Análise fundamentalista: método usado por investidores para interpretar os fundamentos da empresa através dos documentos emitidos por ela.

Alfa: mede a performance de uma ação comparada à um indicador de referência (benchmark).

B3 (Brasil, Bolsa, Balcão): bolsa de valores oficial do Brasil, com sede em São Paulo.

Beta: indicador de volatilidade de ações.

Blue-chip: empresas maiores e mais bem estabelecidas no mercado.

Circuit breaker: mecanismo de proteção quando todos os investimentos da bolsa começam a despencar ao mesmo tempo.

CDB (Certificado de Depósito Bancário): aplicações oferecidas pelos bancos para financiar empréstimos e outros serviços bancários.

CDI (Certificado de Depósito Interbancário): taxa de empréstimo entre os bancos. O rendimento do CDI é bem parecido com o da taxa Selic, que é a taxa que comanda toda a economia brasileira.

Day Trade: modo de investimento que consiste em compra e venda de ações no mesmo.

Dividend Yield: relação entre os dividendos ou proventos pagos pela ação com relação ao valor da cotação.

EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization): lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Mostra quanto lucro a empresa teve depois de pagar suas obrigações. 

FGC (Fundo Garantidor de Créditos): associação civil sem fins lucrativos brasileira que garante a proteção ao dinheiro investido em conta até 250 mil reais, em caso de falência da instituição onde o dinheiro estava.

FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários): pequenas frações de investimentos em imóveis feitos através da Bolsa de Valores.

Hedge: mecanismo de cobertura ou proteção de investimentos.

Home Broker: ambiente de negociações oferecidos pela plataforma das corretoras que nos permite acessar investimentos na bolsa de valores.

Inflação: aumento do preço dos bens e dos serviço de uma economia.

Investidor anjo: pessoa física com capital disponível para investir em empresas iniciantes

Investidor institucional: investidor que tem mais de 10 milhões em investimentos.

Investidor qualificado: pessoa física ou jurídica que tem mais de 1 milhão em investimentos.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): título de renda fixa emitidos por bancos ou instituições financeiras para financiar empreitadas no setor agropecuário.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário): título de renda fixa emitidos por bancos ou instituições financeiras para financiar investimentos no setor imobiliário.

Liquidez corrente: relação entre ganhos e dívidas da empresa, que demonstra se ela pode pagar suas contas no curto prazo.

P/L (Preço/Lucro): mostra quanto o mercado (pessoas que negociam na bolsa de valores) está disposto a pagar pelo lucro que a empresa está tendo.

P/VP (Preço/Valor Patrimonial): relação entre o preço da ação na bolsa de valores e o valor patrimonial por ação. Mostra se a ação no mercado está mais cara ou mais barata do que seu preço real.

Renda Fixa: denominação dada a qualquer tipo de investimento que possui regras de remuneração definidas no momento da aplicação no título, como prazo e a forma de remuneração.

Renda Variável: denominação dada a qualquer tipo de investimento cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação.

ROE (Return on equity): retorno sobre o patrimônio líquido. A relação entre lucro líquido e patrimônio líquido, que mostra quanto uma empresa é rentável.

ROIC (Return On Invested Capital): retorno sobre o capital investido, parecido com o ROE mas tem suas peculiaridades.

Small cap: empresas de pequeno porte que valem no máximo US$3 bilhões. 

Stop gain: venda automática quando uma ação chega em determinado preço. 

Stop loss: venda automática em caso de queda no preço de uma ação. 

Swing Trade: modo de investimento que consiste em compra e venda de ações em dias diferentes.

Tag along: mecanismo de proteção para os investidores minoritários. 

Tesouro Direto: pacote de títulos de dívidas oferecidos pelo governo, que engloba o Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+. O Tesouro Direto é considerado o investimento mais seguro do país.

Tesouro IPCA+: título indexado a taxa de inflação considerado um investimento de longo prazo. Podemos encontrar títulos IPCA+ 2025, IPCA+ 2035, IPCA+ 2045, esse números indicam quando o título irá se vencer. 

Tesouro Selic: título de dívida indexado a taxa Selic (taxa mãe da economia). Ele é considerado um investimento de curto prazo, pois normalmente tem vencimento de 5 anos.

Tesouro Prefixado: investimento com uma taxa já definida na compra. Existem títulos prefixados que variam entre 6% a 10% ao ano.

Exit mobile version