Pote com várias moedas

 

Quando lemos algum documento sobre Fundos Imobiliários nos deparamos com a informação que esse ativo é um “fundo fechado”. No artigo de hoje vamos explicar o que é esse tipo de fundo e qual a diferença entre um fundo de investimento aberto para um fechado.

Tipos de fundos de investimento: fundo fechado x fundo aberto

Fundo fechados são aqueles que não estão abertos para captação a qualquer momento. Eles também são chamados de fundos de condomínio fechado.

A maioria dos fundos que encontramos na nossa corretora para compra são fundos abertos. Nele podemos investir dinheiro a qualquer hora, e o fundo vai pegar esse capital e investir. Logo, o fundo cresce com essa captação de mais dinheiro. 

Fundos abertos investem em ativos com muita liquidez (capacidade de um ativo em se transformar em dinheiro), justamente por terem que vendê-los caso algum investidor queria seu dinheiro de volta. Por isso é comum encontrar fundos abertos de renda fixa ou de ações, pois ambos são investimentos muito líquidos.

Além disso, em fundos abertos existe o conhecido come-cotas, que é um imposto que é descontado do montante total do fundo duas vezes ao ano (maio e novembro).

Fundos Imobiliários 

No caso de fundos imobiliários, o investimento alvo desses fundos são imóveis que são ativos pouco líquidos; ou seja, demora muito mais tempo para comprar e vender um imóvel do que uma ação. Além disso, um FII não poderia vender uma loja de um shopping, por exemplo, para pagar um investidor que quer resgatar seu dinheiro.

Por ser um fundo fechado, os FIIs têm  quantidade de cotas limitadas. Assim, no começo do fundo, os administradores as lançam no mercado e uma quantidade de investidores compram essas cotas. A única maneira desses investidores resgataram seu dinheiro de volta é vendendo suas cotas na bolsa de valores. Assim, essas cotas só podem ser compradas de outros investidores e vendidas para outros investidores.

Fundos fechados não sofrem a ação do come-cotas e seu imposto apenas é cobrado nos rendimentos. Além da isenção de imposto sobre os rendimentos os FIIs ainda têm outra grande vantagem, eles são obrigados a distribuir pelo menos 95% dos seus lucros.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.

Conclusão 

Um fundo fechado é aquele que não permite a entrada e saída de capital a todo momento. Eles têm número de cotas limitadas e estas podem ser negociadas na bolsa de valores. Diferentemente dos fundos abertos, não há a ação do come-cotas em fundos fechados.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.