marga santoso OmPqCwX422Y unsplash

 

Quem começa a investir na bolsa de valores tem muitas dúvidas sobre qual é o melhor investimento: FIIs ou ações. No artigo de hoje vamos comentar as vantagens e as desvantagens desses dois tipos de ativos.

FIIs ou ações: qual é o melhor? Qual rende mais? 

Fundos Imobiliários (FIIs)

Fundos de investimentos imobiliários (FIIs) são fundos que investem em imóveis e são negociados na bolsa de valores. A principal característica dos FIIs é o pagamento constante de dividendos, assim quem investe em FIIs terá renda mensal caindo em sua conta corrente mensalmente. Além disso, essas distribuições são bem maiores do que a das ações, que raramente pagam dividendos mensais.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um guia completo sobre o assunto.

Outra grande característica dos FIIs é a facilidade de sua análise. Normalmente, precisamos ver poucos fatores como estamos investindo em FIIs já que estamos basicamente analisando a capacidade de um imóvel de gerar renda.  Logo, as variáveis são bem menores do que as de uma empresa, que têm operações mais complexas.

Por fim, podemos dizer que FIIs são mais previsíveis do que as ações historicamente falando. Falo isso pois em 2020, com o fechamento de vários estabelecimentos devido à crise do coronavírus, muitos fundos imobiliários tiveram uma queda muito grande dos seus preços em bolsas. As ações também tiveram uma quebra, mas no geral elas se recuperaram bem mais rápido.

Como podemos ver através da comparação do índice de ações, o Ibovespa com o índice de Fundos Imobiliários, os FIIs, o Ibovespa já se recuperou totalmente da crise do coronavírus, mas os FIIs ainda não tiveram essa melhora.

Ações

Por outro lado, o principal ponto positivo das ações é que elas têm um potencial infinito de crescimento. Assim, uma empresa bem sucedida pode crescer 100, 200, 300% em um ano. Assim, quando investimos nesses ativos, temos um potencial de crescimento bem maior do que se investisíssemos em FIIs.

As ações também são mais líquidas do que fundos imobiliários, ou seja, é bem mais fácil comprar e vender elas na bolsa de valores. Assim, podemos dizer que ações são mais “populares” do que os FIIs.

Outro ponto que também está relacionado ao ponto anterior é que existe mais diversificação no mercado acionário. No Brasil, podemos ter acesso a diversos setores da economia, como o setor bancário, utilidade pública, consumo, saúde, siderurgia e metalurgia, e muitos outros. Assim, podemos ter nosso dinheiro aplicado em diversos setores econômicos, desfrutando de uma diversificação enorme.

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Qual o melhor investimento pra mim? 

Pessoalmente, vejo que a melhor alternativa é se expor aos dois mercados de forma diversificada. Para quem está começando, os fundos imobiliários são mais fáceis de se analisar, mas com um tempo, pensar em se expor um pouco ao mercado de ações pode fazer com que o patrimônio do investidor cresça de forma mais rápida.

Mas o mais importante é ir com calma e respeitar seu tempo de aprendizado e sua tolerância à volatilidade (os altos e baixos dos preços na bolsa de valores). Quando investimentos em renda variável, não sabemos ao certo quando vamos lucrar com nossos investimentos e muitas vezes, principalmente em momentos de crise, podemos ver nosso patrimônio diminuir bruscamente. Logo, é importante aportar com parcimônia e fazer escolhas conscientes.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.