richard t yovhXPl8V1M unsplash

Existem ETFs de vários setores da economia, como o setor de metais preciosos, setor financeiros, setor de E-sports e agora setor de cannabis. 

Um dos maiores ETFs desse setor é o MJ, seguido do YOLO. Ambos tickers são bem humorados, já que MJ é o diminutivo para Marijuana (que é outro nome para Cannabis) e YOLO é a sigla em inglês para “você só vive uma vez”.

O setor de Cannabis vem crescendo muito na america do norte, já que o Canadá já permite o uso recreativo da planta e alguns estados americanos também legalizaram o seu uso. Mas a questão é, esse setor é rentável? 

Os ETFs do setor de Cannabis

O MJ segue empresas que utilizam Cannabis tanto para o uso medicial quanto para o uso recreativo. Ele foi o primeiro ETF americano a se focar nesse mercado, investindo em empresas globais. Sua taxa de administração é de 0,75% ao ano e ele possui 35 empresas em seu portfólio. Como podemos ver, ainda não existem tantas empresas focando nessa área, o que faz com que o ETF esteja mais concentrado. 

As empresas que o ETF investe ainda são consideradas small e mid caps, que são empresas de menor porte, o que também adiciona um risco a mais. Grande parte dessas empresas são americanas e canadenses e 50% do índice do ETF, o Harvest, é forçado no setor farmacêutico. 

A maior posição do MJ é a empresa canadense Aurora. Uma empresa que vem adquirindo várias outras empresas pequenas no setor. Mas por ser um setor que ainda enfrenta muitas regulações, a empresa teve problemas para abrir mais lojas em seu país natal, Canadá, e isso fez com que seus lucros não fossem os esperados pela empresa. Assim, desde 2019, a empresa está terminando seu ano contábil no vermelho.

No caso do YOLO, ele também foca no setor de farmacêutico e de consumo recreativo, e tem uma taxa de administração de 0,60% ao ano. Ele investe apenas em 23 empresas, sendo a maioria canadense.

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

O Setor de Cannabis

Nesse setor existem três principais áreas: os produtores que cultivam e vendem para os consumidores, as empresas de biotecnologia que desenvolvem remédios à base de Cannabis; e empresas auxiliares que fornecem serviços para as empresas produtoras. 

Assim, os produtos podem ser usados tanto por pacientes que precisam de medicamentos à base de Cannabis, quanto por pessoas que querem fazer o uso recreativo da planta. Existem vários países que já utilizam Cannabis para uso medicinal, mas o uso recreativo ainda é aceito em poucos países. Inclusive, segundo o site The Motley Fool, no Canadá onde o uso é legalizado, a oferta pela planta é maior que a demanda, fazendo com que o preço dos produtos caia.

Durante a pandemia, o setor sofreu bastante, principalmente pois lojas físicas não estavam tendo fluxos de clientes suficientes, muitas tiveram que fechar pois não eram serviços essenciais, além disso, no uso medicinal, pacientes estavam evitando sair de casa para ir a seus médicos, e a compra de medicamentos baixou. 

Comparando os ETFs com o S&P 500

Nos últimos 3 anos, o setor não teve uma performance muito boa. Os ETFs ainda não se recuperaram do seu pico em 2019, quando o setor estava no seu auge. Atualmente, estamos vendo a maior baixa desde março de 2020, quando a pandemia estourou. Quem investiu em S&P 500 ainda conseguiu ter uma maior proteção de patrimônio.

Na nossa comparação, o YOLO ainda se saiu melhor do que o MJ nos últimos  anos. 

Apresentacao sem titulo

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.