adeolu eletu unRkg2jH1j0 unsplash

 

É melhor investir em ações individuais ou comprar ETFs? No artigo de hoje vamos falar das vantagens e desvantagens de ambas estratégias.

Investindo em ETFs

A maior vantagem dos ETFs é a diversificação, quando investimentos em ETFs, com uma comprar já possuímos várias ações. Isso permite termos um portfólio no piloto automático, já que o ETF vai ser balanceado pelos mecanismos do mercado. Assim, não precisamos diversificar manualmente. Porém, essa comodidade tem um custo, precisamos pagar a administração do fundo por meio de uma taxa de administração. Essa taxa é tirada automaticamente pela gestão do ETF, na proporção que é informada por eles, como 0,30%, etc.

Quando investimentos em ETFs, nossos ganhos são próximos aos ganhos do mercado. Como assim? Os ETFs seguem índices, que são metodologias de mercado, essas metodologias são as maiores empresas de um países, ou as menores empresas da bolsa de valores, ou as maiores empresas do setor financeiro, etc. Dessa forma, os ETFs são tecnicamente médias do mercado, assim não podemos ter rendimentos maiores do que a média quando investimos nesses fundo. Mas é importante mencionar que é bem difícil ter rendimentos maiores do que o mercado.

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Investindo em ações

Investir em ações separadas pode ser mais rentável se você analisar bem esses ativos. Quando investimos em ações, não precisamos pagar taxa de administração, como nós mesmos que administramos e balanceamos nossa carteira. Logo, investir em ações é mais barato do que investir em ETFs. 

Porém, precisamos gastar mais tempo administrando nossa carteira de ações, já que precisamos balancear ela de forma mais constante se comparado aos ETFs. 

Aqui no Brasil, temos a vantagem da isenção de impostos de até 20 mil reais para ações. Assim, se vendemos ações com lucros, não precisamos pagar imposto em vendas de até 20 mil reais. Para ETFs brasileiros, precisamos pagar 15% de imposto se vendermos qualquer valor de ETFs. Logo, não existe isenção para esse ativo.

Quando falamos de investimentos no exterior, existe um desconto de até 35 mil reais tanto para ações quanto para ETFs, logo essa vantagem das ações brasileiras não acontece para as ações estrangeiras.

Por fim, podemos dizer que quem investe diretamente em ações tem a chance de ter rendimentos maiores do que pessoas que investem em ETFs, mas isso não é certo, pois vai depender se as ações que você escolheu se valorizaram bastante no período. 

Particularmente, para investimentos nos Estados Unidos, prefiro investir em ETFs, pois ações que são mais eficientes e a administração é muito barata. Dessa forma, acho vale a pena pagar um pouco mais para ter uma carteira no piloto automático. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.