Desdobramento de ações - bom ou ruim?

No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é um desdobramento de ações e se esse movimento é bom ou ruim para nós investidores.

Desdobramento de ações – bom ou ruim?

De tempos em tempos, empresas fazem desdobramentos de ações. Isso acontece para dividir uma ação em várias e aumentar a liquidez do investimento. A liquidez é a capacidade de um investimento de se transformar em dinheiro. Ou seja, quanto mais líquido for uma ação, mais fácil podemos comprá-la e vendê-la.

Exemplos recentes

Um exemplo que ocorreu recentemente foi o desdobramento do Banco Inter (BIDI4) no qual 1 ação foi dividida em 6. Assim, 1 ação do Banco Inter que custava mais ou menos 60 reais foi dividida em 6 ações que custariam em torno de 10 reais.

Outro exemplo é o da Magazine Luiza (MGLU3), que propôs desdobramento de ações na proporção de 1 para 8. Atualmente, sua ação é negociada mais ou menos 230 reais, ao dividir esse valor por 8, cada ação custaria em torno de 28, 75 reais.

Esses movimentos de desdobramentos de ações são importantes para deixar o mercado mais líquido. Principalmente, porque aqui no Brasil, para comprar ações no mercado comum, temos que comprar no mínimo um lote de 100 ações. Ou seja, para virar acionista do Banco Inter antes do desdobramento teríamos que ter disponível no mínimo 6 mil reais (60 x 100). Já no caso da Magazine Luiza, o valor mínimo de entrada seria por volta de 23.800 reais. Nem todo mundo tem essa quantidade de dinheiro disponível para esse aporte.

Ou seja, as empresas fazem o desdobramento das ações para tornar mais fácil a compra e a venda das suas ações na bolsa de valores. Pois, quanto menos dinheiro é necessário para adquirir uma ação, mais pessoas podem se tornar acionistas.

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Mercado fracionário 

Lembrando também que o pequeno investidor pode comprar por unidade (desde de 1 ação até 99 ações) no mercado fracionário, mas pelo número menor de negociantes, este mercado é bem menos líquido.

Porém o mercado fracionário não é, de jeito nenhum, uma opção descartável. Na verdade, esse mercado pode ser uma opção muito interessante para quem está começando e tem pouco dinheiro.

O que precisamos saber quando ocorre um desdobramento

O mais importante de se ter em mente no momento que ocorre um desdobramento de ações é: a ação não está ficando mais barata, ela apenas foi dividida. Se somarmos o valor das ações divididas, teríamos a mesma quantidade de dinheiro que antes. O patrimônio de um(a) investidor(a) que teve ações que sofreram desdobramento será o mesmo.

Essa consciência é primordial para sobreviver no mercado no longo prazo. Pois, corriqueiramente, investidores apenas observam o valor de negociação no Home Broker e deixam de acompanhar os fatos relevantes que as empresas postam no site da B3. Nesses fatos relevantes são divulgadas várias informações sobre a empresa, inclusive se ela vai realizar um desdobramento de ações.

Efeito Manada

Assim, investidores sem essas informações são levados a comprar várias ações que sofrem um desdobramento por acharem que ela está barata. Esse efeito manada faz com que o preço da ação suba desenfreadamente e que investidores mais experientes e que acompanham as notícias da empresa realizem lucros ao vender para esse compradores desinformados. É importante aqui dizer que isso não é uma regra, mas aconteceu com as ações do Banco Inter recentemente. Isso não quer dizer que vai acontecer no futuro. O mercado é imprevisível nesse sentido.

O mais interessante de tudo isso é que todas as informações sobre as empresas estão disponíveis de forma gratuita e todos que possuem internet têm acesso a elas. Esse efeito manada dito antes é causado por aquelas pessoas que estão começando agora e ainda não adquiriram o mindset adequado para sobreviver no mercado de capitais. Como o investidor Warren Buffett diz “o risco advém de você não saber o que está fazendo.”

O que devemos ter em mente é que não existe dinheiro fácil. Temos que nos informar para sermos melhores investidores a cada dia. Certamente acontecerão erros no caminho do nosso aprendizado e isso é totalmente normal. O importante é sempre aprender mais, tanto com os nossos erros, mas principalmente, com os erros dos outros. Usando outra frase de Buffett: “você só precisa ter pouquíssimos acertos, contando que não cometa erros demais.”

Conclusão 

No artigo de hoje falamos sobre o desdobramento de ações e como o mercado se comporta quando essas movimentações ocorrem (se é bom ou ruim para o investidor). Nessas horas podem ocorrer efeitos manada causados pela falta de informação e experiência. A melhor forma para fugir desses efeitos é se educar e aprender com os erros passados.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.