jan genge 7FzeBazSrDs unsplash scaled

Tanto em nossa vida pessoal como em nossos investimentos temos que tomar decisões importantes. No artigo de hoje vamos ver formas de fazermos escolhas melhores.

Como tomar decisões melhores?

É possível aplicar o mínimo de esforço em algo e gerar o máximo de resultados? Essa é a busca do autor Tim Ferriss que escreveu vários livros sobre produtividade. Hoje em dia ele aconselha várias startups nos Estados Unidos para encontrar formas de maximizar seus resultados fazendo o mínimo. Imagine se você ganhasse o mesmo salário que ganha hoje mas só tivesse que trabalhar 4 horas por semana? Ou se você conseguisse estudar apenas os pontos necessários para tirar uma boa nota em uma prova ou passar em um concurso.

Tim Ferriss tem uma filosofia simples para tomar decisões: o autor pensa em como fazer as melhores escolhas para que outras milhares de escolhas não precisem ser feitas.

Outro autor que se utiliza das mesmas ideias de Ferriss é Gary Keller. Mas Keller maximiza ainda mais sua estratégia se focando em apenas uma única coisa. Para isso ele propõe  uma pergunta foco: Qual a única coisa que eu posso fazer para que meu negócio consiga faturar mais? Ou ainda qual a única matéria que eu devo me focar para passar em uma determinada prova?

Essa pergunta pode ser utilizada em qualquer área da nossa vida. Qual a única coisa que posso fazer com meus investimentos que vai trazer o retorno que eu quero?

Essas foram perguntas feitas pelo autor que o ajudaram a fazer decisões melhores. Essa pergunta é baseada no princípio de pareto, também conhecido como princípio do 80/20. Esse princípio fala que 80% dos resultados acontecem através de 20% dos esforços. O princípio também prega outros valores como 90/10 ou 99/01.

Gary se foca no 99/01, ou seja, qual a única coisa que posso fazer para garantir 99% dos resultados?

Essas estrutura de pergunta me ajuda a fazer decisões mais conscientes, principalmente para meu dinheiro e para meu trabalho.

Da próxima vez que tiver que fazer uma decisão, pense nessa pergunta foco! Espero que ela lhe ajude assim como me ajuda no dia a dia.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.