Day trade o que é

No artigo de hoje vamos falar sobre o que é day trade. Quais são os mecanismos usados para realizar essa atividade e quais são os prós e contras dela.

O que é day trade?

Day trade é uma técnica de compra e venda no mesmo dia de investimentos na bolsa de valores. O objetivo dessa técnica é promover ganhos rápidos, onde o day trader (quem faz o day trade) compra um ativo por um preço e o vende mais caro no decorrer do dia.

Assim, por exemplo, uma pessoa querendo lucrar com day trade pode comprar ações da Ambev por 18 reais e vender por 20 no decorrer do dia. 

Análise para day trade

No day trade, normalmente, é usada uma análise gráfica ou análise técnica. 

Essa abordagem busca analisar investimentos observando os movimentos do mercado, para isso são analisados os movimentos dos preços e o volume de negociação para encontrar oportunidades de compra.

O foco dos traders é encontrar padrões de preço e nível de negociações. Diferente da análise fundamentalista, investidores que adotam a análise técnica tendem a negociar para o curto prazo, ou seja, eles compram e vendem seus investimentos por um curto período de tempo, visando o lucro.

A análise técnica é frequentemente usada na bolsa de valores, não só para a negociação de ações, mas também para commodities (ouro, petróleo, etc), moedas (dólar, euro, etc), e outros.

O nome “técnica” se refere aos gráficos usados para identificar os padrões de preço e as tendências de negociação de cada investimento. Normalmente, análises passadas são levadas em conta para indicar os preços futuros. Nesse tipo de análise, se dar pouca relevância à notícias e aos balanços patrimoniais de cada empresa.

Mecanismos de controle

Além disso, day traders se utilizam de mecanismos de controle de negociação para lidar com os risco. Alguns desses mecanismos são o Stop Loss e o Stop Gain. 

Stop Loss é uma venda automática em caso de queda no preço de uma ação. Para colocar uma stop loss em ações, o(a) trader entra em contato com a corretora de valores com qual fez a negociação e pré-determina um preço que suas ações podem cair. Se a ação chegar a esse preço, ela é automaticamente vendida.

Já o Stop Gain é uma venda automática quando uma ação chega em determinado preço. Esse mecanismo é usado para obter lucros e funciona de modo oposto à stop loss. Ele ajuda em momentos que a valorização da ação acontece de forma rápida e depois de alguns minutos a ação já cai de preço. Como o mercado de ações é muito volátil, esses movimentos súbitos são comuns de acontecer.

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Por que day trade não é uma boa opção 

Como você já viu pela complexidade nas análises, fazer day trade é extremamente arriscado, pois você pode perder muito ou todo seu dinheiro em pouco tempo. Mais ainda, essa atividade requer muito tempo na frente do computador, analisando gráficos e fazendo negociações. 

Além disso, nem sempre as ações sobem, como esse mercado é muito volátil, há períodos de grandes e longas baixas, como também há períodos de altas constantes. O grande problema é que não se pode prever quando serão os momentos de baixa e os momentos de alto. A única certeza que temos é que no decorrer das décadas, o mercado tende a se valorizar. 

Além do risco, ainda existem os custos com imposto e corretagem. Nas ações há uma isenção, ou seja, não há cobrança de imposto de renda se a venda for até 20 mil reais por mês. Assim, se vendermos um lote de ações com lucro por volta de 10 mil reais, não haverá cobrança desse imposto. Porém, se a venda for acima de 20 mil reais, é cobrado um imposto de 15% sobre o lucro ganho naquela venda. Mas, isso só vale se comprarmos e vendermos em dias diferentes.

Quem faz day trade, paga um imposto de renda de 20% sobre o lucro se a operação for acima de 20 mil reais.

Normalmente, você vai ver muitos artigos e vídeos de corretoras de valores falando das vantagens do day trade. Isso acontece pois elas são as que mais ganham nesse tipo de atividade. Cada ordem de compra e venda mandada através  da corretora tem um custo. Por isso, quanto mais gente fazendo day trade mais dinheiro e movimentações a corretora vai ganhar.

Algumas corretoras cobram taxa zero em alguns investimentos, com intuito de ganhar com a venda de outros produtos. Por isso, quando mais pessoas cadastradas na corretora, melhor será para ela.

Abordagem mais consistente: Buy and Hold

Uma abordagem diferente do day trade é o Buy and Hold.

O conceito de Buy and Hold – ou comprar e segurar – é relacionado ao comportamento do investidor, principalmente com relação às ações. A pessoa que faz o Buy and Hold compra ações de uma empresa consolida e saudável e fica com essa ação por muito tempo, não importa se a ação aumenta ou baixa de preço.

Esse posicionamento como investidor parceiro que acompanha e acredita nas empresas que compra é utilizado por vários investidores de sucesso, como Warren Buffett, Charlie Munger, Luiz Barsi Filho e outros.

Eles acreditam que o mercado tende a  se valorizar no decorrer dos anos, como a maioria dos índices econômicos mostram.

O gráfico abaixo mostra a evolução do índice IBOVESPA, que mede o preço das ações brasileiras. 

Day trade o que é

Conclusão 

Day trade é uma forma de obter ganhos rápidos na bolsa de valores. Análises técnicas e mecanismos de controle são utilizados, mas o risco de perda e os gastos com imposto e corretagem tornam o day trade uma atividade cansativa e muito cara.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada.

 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.