Site icon Super Econômica

Dá para reinvestir dividendos no automático na corretora americana?

micheile visual stories lZ 4nPFKcV8 unsplash

Eu utilizo a Passfolio a algum tempo, principalmente para investir em ETFs americanos que seguem o S&P 500. Atualmente, descobri que eles têm um plano de reinvestimento de dividendos. No artigo de hoje vamos falar sobre esse tipo de plano.

Dá para reinvestir dividendos no automático na corretora americana? 

O Plano de Reinvestimentos de Dividendos, que em inglês tem a sigla DRIP, é comumente usado em contas americanas para deixar seus investimentos no automático. Assim, cada vez que recebemos dividendos de uma empresa ou fundo, esses dividendos são reinvestidos automaticamente na mesma empresa ou fundo que pagou esse dividendo. 

O Programa da Passfolio

No caso da Passfolio, podemos aderir a esse programa de forma gratuita (por enquanto), e nossos investimentos vão ficar sendo reinvestidos no automático. 

Lembrando que esse programa funciona com a cotação do dia que o dividendo foi recebido, assim, quando ele cai na conta, uma ordem de compra com aquele valor já é feita para comprar as mesmas ações que pagaram o dividendo. 

Dessa forma, se recebermos dividendos de Apple e Jonsson & Jonsson, os proventos que recebemos de cada empresa vão ser investidos nelas mesmas.

Atualmente, quando acionamos a modalidade de DRIP no aplicativo da Passfolio, toda nossa conta fica em modo DRIP, ou seja, não podemos reinvestir apenas uma ou duas ações da nossa carteira, toda ela vai ser reinvestida. 

Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.

Taxas escondidas

Atualmente, o sistema de DRIP está na versão beta e qualquer pessoa pode se cadastrar de forma gratuita. No geral, também não existe taxa para o reinvestimento, mas a corretora deixa claro que existem sim situações que pode haver uma cobrança. No caso, se o valor do investimento que será reinvestido for de 5 dólares ou menos, será cobrado uma taxa de 0,02 dólar por ação. 

Essas ações que tem o preço menor que $5 dólares são chamadas de Penny Stocks, que são empresas que estão perto de falir ou passando por problemas financeiros seríssimos. Quem investe em ações do S&P 500 ou grandes ETFs não precisa se preocupar com esse pagamento. 

Para as pessoas que investem em Penny Stocks e querem entrar no programa de DRIP, essa taxa de $ 0,02 dólar é cobrada antes da ordem ser feita, assim a Passfolio tira essa taxa e investe o que restou. 

Esse programa tem a possibilidade de ser pago?

Como dito, o DRIP está atualmente em fase beta, por isso ele está sendo oferecido de forma gratuita. Mas quando a Passfolio lançar seu plano Pro, o DRIP será desativado para usuários comuns e só será oferecido para os usuários Pro.

A empresa enfatiza que só quem vai pagar são as pessoas que realmente se inscreverem para o Plano Pro, quem se inscrever para o plano gratuito do DRIP não será passado automaticamente para o Plano Pro. Apenas se o usuário escolher, evitando assim cobranças surpresas.

Caso o investidor tenha interesse pelo Passfolio Pro, terá que desembolsar $ 10 dólares por mês ou $ 100 dólares por ano, e o plano começará com um período de teste gratuito por 30 dias. Particularmente, não vejo muitas vantagens assim nesse plano Pro, principalmente, para nós investidores que estudam o mercado e fazem escolhas de investimento mais conscientes.

Exit mobile version