Cotação de investimentos: o que é e como analisar

 

Para quem está começando a investir na bolsa de valores, existem vários termos novos para aprender. No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é cotação, e como analisar um investimento olhando para essa variável.

O que é cotação?

Cotação é o preço que uma ação ou fundo imobiliário (FII) é negociado na bolsa de valores. Essa cotação vai variar durante o dia quando os investidores estarão negociando os ativos (investimentos).

A cotação vai ser mais cara quando tiver mais pessoas querendo comprar aquele ativo e, consequentemente, mais barata quando tiver mais pessoas querendo vendê-lo. O valor da cotação é o valor que teremos que desembolsar para comprar um ativo, ou o valor que vamos arrecadar quando vendê-lo. 

O home broker é o ambiente de negociações da bolsa de valores. Nele, podemos ver a cotação em tempo real de todos os ativos da bolsa de valores, como se fosse um grande leilão online com várias pessoas comprando e vendendo investimentos diariamente. Para ter acesso ao home broker é preciso ter uma conta em uma corretora de valores.

Valuation de ativos

Para uma vertente de investidores adeptos do chamado “valuation” ou avaliação, o preço da cotação é super importante, pois diz se um ativo está caro ou barato para a compra. A comparação é feita com o valor patrimonial do investimento, ou seja, o valor que ele vale fora da bolsa de valores, no “mundo real”.

Para fazer essa comparação é usado o P/VP (Preço da cotação / Valor patrimonial por cota). Usando um exemplo com fundos imobiliários, se um FII vale 100 reais por cota e está sendo negociado no home broker por 90 reais, estão seu P/VP é 0,9.

Para saber se um ativo está sendo negociado com desconto, ou seja, abaixo do seu valor patrimonial, seu P/VP tem que ser menor do que 1. No nosso exemplo, o FII está sendo negociado abaixo do seu valor patrimonial, estando assim em desconto. A lógica nesse tipo de análise é se você comprar com desconto vai ter uma margem de segurança. Essa margem é uma prevenção para não perder dinheiro na bolsa de valores.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.

Hipótese do mercado eficiente 

Outra vertente de investidores adeptos da hipótese do mercado eficiente afirmam que o preço não importa, pois se o ativo é bom e rentável, logicamente terão mais pessoas querendo comprá-lo. 

A hipótese do mercado eficiente afirma que o preço da cotação já reflete todas as informações disponíveis no mercado. Assim, se um ativo for rentável e tiver um modelo de gestão eficiente, as pessoas que negociam na bolsa vão saber dessas vantagens e negociar mais ele. Com a maior demanda, o preço vai aumentar. Essa hipótese foi proposta pelo economista norte-americano Eugene Fama.

Essa vertente de investidores acredita que no longo prazo não vai importa o valor da cotação, mas sim a qualidade do investimento. Logo, investidores parceiros, que compram um ativo para manter por um longo tempo, vão sempre comprar os seus investimentos mais caros, pois eles estarão sempre se valorizando.

Existem muitas discussões sobre qual teoria está certa, mas independente de qual filosofia você seguir, se informar e fazer escolhas de investimento conscientes deve ser sua prioridade.

Conclusão 

A cotação é o preço que um investimento é negociado na bolsa de valores. Existem dois grandes ramos de pensamento sobre a importância da cotação, um que acredita na margem de segurança na compra dos ativos e outro que acredita na teoria do mercado eficiente. 

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.