Site icon Super Econômica

Contratos típicos e atípicos em FIIs

clipboard close up composition 893894

 

No artigo de hoje, vamos falar sobre os tipos de contratos que envolvem a locação dos imóveis dos FIIs: contratos típicos e atípicos.

Contratos típicos e atípicos em FIIs

No mercado de fundo imobiliários, saber os tipos de contratos de locação que seu fundo está fechando, pode ser um diferencial na hora de fazer uma nova aquisição.

No setor imobiliário, existem basicamente dois tipos de contratos: os típicos e os atípicos.

Contratos típicos

Os contratos típicos duram em média 5 anos e possuem uma multa razoavelmente pequena para os locatários que queria desocupar o imóvel antes do tempo. Essa multa gira em torno de três a seis meses. Os contatos típicos também são os mais comuns no setor imobiliário, estando previsto em leis de locação.

Nesses contratos existem a chamada revisional, que é um aumento ou diminuição do aluguel de acordo com a inflação. Normalmente, são usados indicadores como os índices IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ou IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) para precificar o novo valor do aluguel. Geralmente, essa revisional acontece anualmente.

Os contratos típicos são mais presente no setor de lajes corporativas.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.

Contrato atípicos

Os contratos atípicos funcionam de maneira diferente da padrão. Eles têm uma duração maior do que os contratos típicos, na maioria das vezes. Normalmente, esses contratos são negociados no começo da alocação e esse valor fica fixo até o final do contrato. Ou seja, nem o fundo nem o inquilino podem pedir revisões no valor do aluguel.

A maior segurança do contrato atípico é que em caso de desocupação antecipada, a multa equivale a todos os aluguéis restantes.

Esse tipo de contrato é mais bem visto pelos investidores de longo prazo pois passa uma maior segurança na locação. Alguns contratos atípicos podem ter duração de 20 anos, o que significa 20 anos sem se preocupar com a vacância física do fundo.

Os contratos atípicos são comuns em FIIs do setor educacional, logístico, hospitalar e outros.

Podemos ver a quantidade de contratos e suas durações no relatórios gerenciais dos FIIs. Para ilustrar podemos ver uma exemplo do FII de logística HGLG11.

 

Conclusão

No artigo de hoje falamos sobre a diferença entre contratos típicos e atípicos e suas diferentes características de prazo e negociação.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada!

Exit mobile version