A contabilidade é a linguagem que as empresas usam para se comunicar com seus acionistas. Não é a toa que Warren Buffett fala que “a contabilidade é a linguagem dos negócios”.
Se pensarmos bem, o principal propósito de uma empresa é gerar dinheiro para seus donos. É por isso que pessoas abrem um negócio.
Empresas listadas na bolsa de valores também têm esse propósito, e o melhor de tudo é que, com pouco dinheiro, nós podemos ser donos de parte destes negócios e receber partes de seus lucros.
Melhor ainda, temos acesso a anos de documentos contábeis que vão contar a história de uma empresa.
Podemos ver se seus administradores estão usando seu lucro para adquirir mais ativos, fazendo com que o efeito dos juros compostos façam sua parte.
Mais ainda, podemos ver se esses administradores estão gastando demais e diminuindo o lucro da empresa.
Empresas boas têm operações enxutas e, não possuem dívidas elevadas. Podemos comparar ao nosso planejamento financeiro pessoal, se gastarmos mais do que recebemos de salário e se fizermos muitas dívidas, logo logo estaremos com problemas.
Todas essas informações se encontram nos documentos contábeis.
O Balanço Patrimonial mostrar tudo que a empresa tem e tudo que ela deve para os outros.
Já o Demonstrativo de Resultados de Exercício, ou DRE, para facilitar, mostrar o caminho que o dinheiro fez na empresa, desde quando ela fez suas vendas, pagou seus funcionários e suas operações, até ter seu lucro final.
E o Fluxo de Caixa é como o extrato bancário da empresa. Ele mostra todo o dinheiro que a empresa recebeu e gastou no período.
Todas essas informações nos ajudam a entender um negócio e quando falamos a mesma língua que a empresa, podemos nos entender melhor.
Se você quiser saber como analisar ações, temos um guia completo sobre o assunto.