imgix klWUhr wPJ8 unsplash

 

REITs são empresas que investem em imóveis de diversos setores. No artigo de hoje vamos conhecer mais sobre os REITs de data center.

Conheça os maiores REITs de data center

Os REITs de data center investem em instalações de armazenamento de dados. Essas empresas alugam essas instalações para diversos inquilinos. 

Os data center são onde empresas, principalmente da área de tecnologia, armazenam suas informações. Esse é um setor que necessita de bastante investimento por parte do REITs pois os equipamentos precisam estar sempre atualizados, e bem refrigerados, além de precisarem de segurança física para essas propriedades.

Com a crise do coronavírus e mais e mais pessoas trabalhando de casa, os REITs de data center foram uma das poucas empresas que não tiveram uma queda muito grande. Por causa de sua grande exposição à tecnologia, esse mercado só tem muito a crescer no longo prazo. 

Quer aprender a escolher os melhores REITs? Temos um livro completo sobre o assunto!

REITs de data center do mercado

Segundo a Nareit (Associação Nacional de REITs), existem apenas 5 REITs de data center no mercado. Eles são:

  • Equinix (EQIX)
  • Digital Realty (DLR)
  • CyrusOne (CONE)
  • CoreSite Realty (COR)
  • Realty Trust (QTS)

Dentre eles, os maiores são o Equinix como mais de 63 bilhões em patrimônio e o Digital Realty com mais de 41 bilhões.

Equinix

Equinix é o líder do mercado de data center e todos os outros REITs desse setor são comparados com ele. Por causa de sua popularidade, as ações do Equinix costumam ser negociadas com um valuation bem mais caro do que seus pares. 

O REIT tem uma diversificação geográfica muito grande, com imóveis espalhados por 26 países do mundo. Além disso, ele possui participação em 227 data centers e essas participações são tanto de imóveis próprios como de propriedades alugadas. 

Por ser o maior REIT do mundo, o Equinix tem como inquilinos as maiores empresas de tecnologia do mundo, como Google, Netflix, Microsoft e Amazon.

Digital Realty 

O Digital Realty é o principal concorrente do Equinix, porém como esse mercado ainda está em constante crescimento, as empresas acabam tendo bastante relação. Digo isso pois o maior inquilino do Digital Realty é na verdade o Equinix. Como esse último tem uma estratégia de alugar data center para seus clientes, ele acaba alugando grande parte dos imóveis do Digital Realty.

Seu número de ativos também é bem relevante, são 291 data centers espalhados por todo o mundo. Uma das grande características do Digital Realty é que ele é dono de todos os imóveis do seu portfólio. E sua base de inquilinos também é considerável, contendo Uber, JP Morgan, IBM, LinkedIn, além do próprio Equinix. 

Se observamos os resultados de ambas empresas, podemos ver o grande crescimento desse mercado nos últimos anos, com lucros cada vez mais altos. Mas por terem muito ainda para crescer, REITs de data center costumam pagar poucos dividendos, sendo que a média do Dividend Yield atual é de 2%. Isso indica a preocupação desses REITs em seu crescimento, que pode gerar ainda mais ganhos de capital no futuro.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.