Boia salva-vidas

Um das principais contribuições do autor e investidor Benjamin Graham é a criação do termo margem de segurança.

Como usar margem de segurança

Margem de Segurança é um conceito cunhado para identificar quando risco estamos tomando ao comprar uma ação a um certo preço.  Quando compramos uma ação que está sendo negociada abaixo do seu real valor, então garantimos uma margem de segurança. 

Podemos identificar a margem de segurança comparando o valor total da empresa como a quantidade de dívidas que ela tem. Além de usar o valuation para pacificar o negócio. 

Por que a margem de segurança é importante?

Quando você paga muito caro por uma ação, seus retornos são menores. Podemos ver isso muito bem com indicadores como o Dividend Yield. O Yield mostra a porcentagem de dividendos  que você vai receber em relação ao preço da ação. 

Se uma ação pagar 2 reais de dividendo a cada trimestre, quem vai se beneficiar mais é a pessoa que comprou essa ação a 100 reais se comparado a outra pessoa que comprou a ação por 200. 

Quando nos recusamos a pagar muito por um investimento, estamos minimizando as chances de perder dinheiro.

Vamos pensar em alguém que comprou bitcoin a 70.000 reais em seu auge em 2017. De lá para cá houve uma tremenda queda, três anos depois, essa criptomoeda ainda oscila entre 30.000 e 40.000 reais, um valor muito distante do seu pico em 2017. Quanto tempo essa pessoa levaria para recuperar esse dinheiro perdido?

Administrando o risco

O risco não está nos investimentos, mas sim em nós mesmos. Normalmente, compramos um investimento na alta quando nos sentimos otimistas e achamos que sabemos muito bem o que estamos fazendo. É aí que mora o perigo.

Como podemos avistar esse excesso de confiança? Podemos nos fazer as seguintes perguntas:

  • Quanta experiência eu tenho fazendo esse tipo de decisão no passado?
  • O que aconteceu com outras pessoas que fizeram decisões similares no passado?
  • Se estou comprando, alguém está vendendo. Qual a probabilidade de eu saber alguma coisa que essa pessoa não sabe? 
  • Eu calculei quanto esse investimento precisa subir para que eu tenha um ganho considerável?

Considere também quanto você pode perder se você estiver errado(a). Além de considerar sua diversificação em outros setores ou investimentos, caso uma perda aconteça.

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Conclusão 

Comprar investimentos com uma margem de segurança, nos permite ter mais tranquilidade em nossas escolhas. Além de evitar a perda de capital na bolsa de valores.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.